Cinco duovizinhenses embarcam essa semana rumo ao Caminho de Santiago de Compostela

Autor: 5 MINUTOS COM SANTIAGO,  Data Criação: domingo, 10 de setembro de 2023    

10 DE SETEMBRO DE 2023

Os peregrinos duovizinhenses Ronaldo Souza, Charles João Pagnoncelli, Eliane Pagnoncelli e o casal Edelir e Lauri Helfenstein, que farão o tradicional Caminho de Santiago de Compostela, na Europa, receberam a bênçãos das mochilas, na quarta-feira, 6, na Igreja Matriz Santo Antônio de Pádua, quando também foi celebrada a missa de envio dos nossos amigos. 

Sobre o Caminho de Santiago de Compostela

Há 12 séculos peregrinos do mundo, percorrem o Caminho em busca de autoconhecimento, superação ou para pagar pecados e promessas. 

A história do roteiro de peregrinação começou no século IX, quando um camponês descobriu, por acidente, o túmulo do apóstolo São Tiago. Desde então, fiéis de todos os cantos da Europa passaram a se deslocar até a região onde foi sepultado o discípulo de Cristo.

PARENTESES ()
No século VI, um texto conhecido como Breviário dos Apóstolos afirmava que Tiago espalhou o Evangelho para a Espanha e que ele foi enterrado em algum lugar perto do mar, a oeste da Espanha. Nos séculos VII e VIII, havia poemas, hinos, biografias e comentários repetindo essa afirmação. E no início do século IX, uma estrela brilhante supostamente guiou um pastor ao túmulo de Tiago na região da Galiza, na que hoje é conhecida como a cidade de Santiago de Compostela.
Para que isso fosse possível, Tiago teria que deixar Jerusalém para evangelizar a Espanha, retornar a Jerusalém para ser executado em 44 dC e depois ter seus restos mortais transportados de volta à Espanha para serem enterrados. Essa lenda foi amplamente aceita na época, e o local do enterro se tornou uma das peregrinações cristãs mais populares.

Voltando ao Caminho de Santiago de Compostela

O Caminho de Santiago de Compostela tem sete rotas históricas: o Caminho Francês, o Caminho do Norte, a Vía de la Plata, a Rota Marítimo fluvial, o Caminho Inglês, o Caminho Primitivo e o Caminho Português. Existe ainda o Caminho de Finisterra que faz a ligação entre a cidade de Santiago e Finisterra.

O mais tradicional é o Francês, que começa na cidade de Saint-Jean-Pied-de-Port, no sul da França, e tem cerca de 800 quilômetros passando por diversos cenários, contendo castelos, histórias dos cavaleiros templários, igrejas, vilarejos e povoados. 

Os peregrinos de Dois Vizinhos

O grupo sai de Dois Vizinhos em 12 de setembro e no dia seguinte embarca para Madri (Espanha), passará a noite em Pamplona (Espanha) e no dia 14 vai para a cidade de Saint-Jean-Pied-de-Port (França), começando a peregrinação no dia 15, com previsão de concluir todo o trajeto no dia 20 de outubro.

Ronaldo e Charles fazem parte da diretoria da Associação Caminho de Santiago Dois Vizinhos.

 
 
 

5 MINUTOS COM SANTIAGO
A coluna fala sobre o Caminho de Santiago Dois Vizinhos. Com informações diários de tudo que está acontecendo para a concretização desse projeto. A inaguração do Caminho Santiago Dois Vizinhos já tem data - 25 de julho de 2025. Dois Vizinhos será a capital tampém do Turismo Religioso. Uma homagem a linda história do Caminho Santiago de Compostela, da Espanha.


Dois Vizinhos - PR

Desenvolvido por Grupo Mar Virtual