Uma campanha pela vida!
Talvez você já tenha ouvido falar sobre o “Setembro Amarelo”, mas você sabe o que significa?
Essa campanha tem como objetivo a prevenção do suicídio (o dia 10 deste mês foi o Dia Mundial da Prevenção ao Suicídio), mas acaba se estendendo como uma campanha sobre Saúde Mental.
Em 2023, o tema é “Se precisar, peça ajuda!”
Infelizmente, de acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), apurados em 2019, no Brasil são registrados aproximadamente 14 mil casos de suicídio por ano, o que corresponde a uma média de 38 pessoas que cometem suicídio por dia no nosso país.
Esses números já são muito expressivos, mas ainda temos que levar em conta que eles são de um período anterior à pandemia de COVID e que muitos casos não são contabilizados, fazendo com que os números atuais sejam ainda maiores.
Sabe-se que quase 100% dos casos de suicídio estavam relacionados a doenças mentais, principalmente não diagnosticadas ou tratadas incorretamente. Por mais difícil que seja falar sobre suicídio, é importante que isso seja trazido à discussão para que se reduzam os tabus e se fortaleçam as informações de qualidade.
Quando uma pessoa pensa em acabar com sua própria vida, é porque o sofrimento emocional está tão intenso que acaba restringindo as opções, ela não está conseguindo encontrar outras maneiras de resolver ou sair desse sofrimento sozinha. Apesar de saúde mental, aos poucos, ser um assunto mais debatido, ainda existem muitas pessoas sofrendo em silêncio por medo ou vergonha de admitir que precisam de ajuda.
Lembre-se: você não está sozinho, nenhuma tempestade dura para sempre e, se precisar, peça ajuda!