Representantes do DEPPEN acompanham Projetos de Ressocialização em Dois Vizinhos
Representantes do Departamento de Polícia Penal do Estado do Paraná (DEPPEN) estiveram em Dois Vizinhos para acompanhar de perto o andamento do convênio firmado com a Prefeitura, que emprega cerca de 50 apenados em diferentes projetos de reinserção social. Boanerges Silvestre Boeno Filho, Chefe da Divisão de Produção e Desenvolvimento; Edilson Pereira Sposito, Diretor Administrativo e Financeiro e Fernando Rafaelo Vitto, Gestor da Cadeia Pública de Dois Vizinhos, foram recebidos pelos secretários Valdemar da Silveira (chefe de gabinete) e Alexsandro Alff (desenvolvimento econômico).
O convênio, iniciado em 2021 e com duração prevista de 60 meses, tem como objetivo principal proporcionar ocupação laborativa aos apenados, promovendo sua readaptação ao convívio social e a remissão da pena, conforme estabelecido na Lei Federal de Execução Penal. Além disso, representa uma economia de 50% aos cofres públicos quando comparado a contratações por empresas licitadas.
Atualmente, esses apenados estão envolvidos em diversas obras municipais, desempenhando funções como reformas de escolas, limpeza e conservação de ruas, auxílio em serviços gerais, colocação de calçamento, reciclagem, reforma e pintura de parquinhos e academias de ginástica. A produção de itens como tachões de sinalização viária, pavers, manilhas e blocos de concreto também faz parte das atividades.
Durante a visita, os representantes do DEPPEN apresentaram uma proposta de novo convênio, voltado para a confecção de uniformes para alunos da rede pública. Neste formato, o município forneceria os insumos, e a produção seria realizada na penitenciária de Francisco Beltrão, resultando em uma significativa redução nos custos de produção. A Administração Municipal destacou que avaliará atentamente a proposta, considerando os benefícios sociais e econômicos que podem ser gerados por meio dessa parceria.