Perto do fim a perfuração do primeiro poço de água do Aquífero Guarani no Oeste e Sudoeste do Paraná
Está em fase final a perfuração do Poço tubular nas proximidades da captação Sanepar, em Dois Vizinhos, cujo destino é o da captação Sanepar, em Dois Vizinhos, cujo destino é o Aquífero Guarani uma das maiores reservas subterrâneas de água-doce do mundo. A informação é do Departamento de Comunicação da Sanepar em Cascavel, detalhando que a sonda que executa o trabalho já atingiu 1.050 metros dos 1.070 metros de profundidade previstos para o poço. Um total de 20 pessoas entre mecânicos, sondadores, equipe operacional de plataforma e torre e técnico de segurança estão trabalhando 24 horas por dia em regime de revezamento, na obra que teve início no mês de abril deste ano e término previsto para o mês de outubro. Está sendo utilizada uma sonda com capacidade para perfurar até 2,5 mil metros de profundidade.
A água vai brotar com temperatura em torno de 45 graus, precisando ser resfriada 25 graus para ser distribuída à população. Esse processo será feito em torres de resfriamento depois que forem concluídas as análises das características físico-química e da qualidade da água.
Segundo a Diretora da Sanepar, Rita Camana, a expectativa é a de que esse poço produza de 200 a 250 mil litros de água por hora, trazendo incremento de 60% na produção de água e garantindo abastecimento para Dois Vizinhos até 2040”.
Hoje, a demanda do sistema de Dois Vizinhos é atendida através de uma captação superficial, no Rio Girau Alto, e pela operação de mais cinco poços perfurados no aquífero Serra Geral, que produzem juntos, em média, 8 milhões de litros de água por dia.
Esse é o primeiro poço do Aquífero Guarani perfurado pela Sanepar para abastecimento público nas regiões Oeste e Sudoeste do Paraná.