Olmarice Kremer foi uma das homenageadas da 3ª edição da Moção Honrosa da Expofeira Mulher

17 de março de 2023    4264 views

 

Olmarice Kremer mora em Dois Vizinhos há 40 anos é mãe de Andressa e vó de dois lindos netos, João Fernando e Júlia.

É Corretora de Imóveis, aliás a primeira mulher, a atuar em Dois Vizinhos como Corretora. Em junho de 1995, após a perda do marido, com uma filha pequena e já há 13 anos fora do mercado de trabalho, assumiu os negócios junto a Kremer Corretora de Imóveis.

A imobiliária que hoje está há 41 anos realizando sonhos.

Em 1998, recebeu o convite do Gilmar Tomasson e do Francisco Dall Igna (In Memorian) para fazer parte da diretoria da Associação Comercial e Empresarial de Dois Vizinhos (ACEDV). 

Eles buscavam maior representatividade feminina na diretoria. E ela permanece até hoje na entidade, junto a diretoria.
No ano 2000, foi convidada a fazer parte do Conselho da Mulher Executiva, assim chamado na época. Onde também permanece até os dias de atuais.

Assumiu a presidência do Conselho da Mulher, por duas gestões consecutivas de 2004 a 2006 e de 2006 a 2008. Período em que desenvolveu várias palestras, treinamentos e eventos, entre eles: o concurso de Miss Dois Vizinhos e o Baile Noite do Brilho. 

Olmarice deu um novo olhar ao empreendedorismo feminino, trabalhando o despertar de novas lideranças, capacitando as empresárias para se tornarem protagonistas de suas histórias, simplesmente transformando a forma de conduzir o grupo, permitindo que todas as integrantes tivessem as mesmas oportunidades. 

Em 2006, aceitou o convite do Sr. Alexandre Pecoits, para assumir a pasta de Vice-Presidente da Cacispar, na pasta da Mulher Empresária junto a Coordenadoria. Por indicação do então presidente da ACEDV, Sr. Luiz Carlos Peretti, que já conhecia o trabalho e o desprendimento de Olma.

Foi a segunda vice-presidente na pasta da mulher empresária junto a CACISPAR, onde permaneceu por duas gestões consecutivas. 

Quando assumiu em 2006 tinham apenas 8 (oito) Conselhos de Mulheres. Destes, metade estavam desmotivados, praticamente inativos. Cada grupo isolado em sua cidade, a grande maioria fazendo só ação social. Com exceção de Beltrão e Dois Vizinhos que já tinham trabalhos mais específicos, direcionados às mulheres.

– Ampere; – Capanema; – Clevelândia; – Dois Vizinhos; – Francisco Beltrão; – Marmeleiro; – Palmas e – Santo Antônio de Sudoeste.

Olmarice arregaçou as mangas e se pôs a trabalhar! Chamou os Conselhos existentes, teve um primeiro contato com as presidentes, como eram chamadas na época, conheceu a realidade de cada Grupo. Foi uma troca de experiência fantástica. Elas puderam sentir segurança e a certeza de que não estavam sozinhas e podiam contar com o apoio incondicional da CACISPAR. Tudo foi se transformando logo das primeiras reuniões. Um novo sentido foi dado aos Conselhos. Olmarice além de participar das reuniões mensais, visitava as cidades e novas empresárias eram convidadas a participar. Todos os Conselhos foram restaurados.

Foi constituído um conselho na cidade de Chopinzinho, onde assumiu a Sra. Rosane Budine, mesmo antes do Primeiro Fórum da Mulher.

Deste que a Olmarice entrou na Cacispar começou a participar todos os meses nas reuniões do Conselho Estadual da Mulher.

Era de suma importância, voltava sempre muito motivada a repassar os conhecimentos, sugestões que trazia das reuniões do estadual.

Sempre participativa e inspiradora, Olmarice, ainda em 2006, numa ida a Curitiba para a reunião mensal, falou para a Anália Nasser que era a presidente do Conselho Estadual, que gostaria de fazer um trabalho diferenciado com as mulheres do sudoeste.

Veio com um propósito definido, fazer um Fórum da Mulher Empresária do Sudoeste. 

A responsabilidade de fazer o primeiro Fórum foi desafiador, afinal nunca tinha sido feito nenhum.

Foi então que em 29 e 30 de junho de 2007, realizaram na UNISEP em Dois Vizinhos, o primeiro Fórum da Mulher, com a participação de 200 mulheres representando todas as Coordenadorias do Paraná. Esteve presente também a Anália e o presidente da FACIAP Sr. Ardisson Naim Akel. Esta foi a primeira vez que um presidente da Federação veio ao Sudoeste. Estava presente também o presidente da CACIOPAR.

Este primeiro Fórum só foi possível com o apoio da CACISPAR do Conselho Estadual, e com o comprometimento incondicional do Conselho da Mulher de Dois Vizinhos. Todas foram simplesmente incansáveis! E foi um grande sucesso. 

E o fórum piloto, deu certo e passou e ser replicado em todas as demais Coordenadorias do Estado. Mas somente a CACISPAR continuou fazendo os Fóruns anualmente.

O Conselho de Dois Vizinhos e a Coordenadoria de Olmarice passaram a ser vistos com outros olhos.
Após este primeiro Fórum já foi fundado mais dois novos conselhos - Pato Branco e Marmeleiro reestruturados.
Esta data 29 e 30 de junho de 2007, foi um divisor de águas dentro do Associativismo feminino no Sudoeste.
O segundo Encontro Regional foi dia 18 de outubro de 2008, na cidade de Palmas. Inicialmente eram dois encontros regionais por ano. Deste teve apenas duas edições. 

E os Fóruns entre 2006 a 2010, foram quatro edições. 

Com temas sempre voltados a assuntos de crescimento da mulher empresária. Cada ano se solidificava mais e mais.
Com os Fóruns conseguiram transformar a vida de centenas de empresárias, oportunizando outro olhar sobre si e o meio.

Era impressionante ver as mulheres cada vez mais motivadas. 

Já os conselhos em suas cidades começaram a fazer ações e eventos voltados mais específicos a mulher empresária e suas capacitações.

Foi em uma em reunião na cidade de Pato Branco que ela teve um insait. “Precisamos crescer mais, nos integrar mais, nos fortalecer mais, precisamos formar novas lideranças femininas dentro do sudoeste”.

Já estavam fortalecidas, bem organizadas e tinham uma grande representatividade.  A ideia era integrar todos os conselhos do sudoeste, com um único propósito.

Só que depararam-se com uma situação:

Dentro da FACIAP não existia o CRME – Conselho Regional da Mulher Empresária. E sim só o Conselho Estadual. Numa ligação ao Presidente Akel da FACIAP - Olma falou do propósito para com as empresárias sudoestinas. 

Ele apoiou e ideia, achou fantástica. Só que tínhamos de regulamentar junto a Federação.

Elaborado um ofício, solicitando junto a FACIAP que regulamentasse o Conselho Regional da Mulher Empresária da CACISPAR junto à Federação o mesmo foi assinado pela Olmarice e pelo Alexandre Pecoits Presidente da CACISPAR.
O Associativismo corria nas veias.

Assim foi dado posse ao CRME dia 11 de março de 2008 na 23ª Expobel. Olmarice Kremer assumiu como Presidente e a Janira Alves, de Pato Branco como vice.

Em maio de 2008, foi feito o segundo Fórum na cidade de Pato Branco. E a cada evento realizado, novos Conselhos eram criados. 

Os trabalhos fluíam! Era maravilhoso de ver o entrosamento, parceria, companheirismo entre as empresárias do Sudoeste. O crescimento e o fortalecimento era visível.

Nesses dois primeiros anos de trabalhos, já tinham almejado juntas muitas conquistas. 

Teve a posse da nova diretoria da CACISPAR – biênio 2008 a 2010 – O Sr. Luiz Carlos Peretti de Dois Vizinhos assumiu e convidou Olmarice para permanecer por mais dois anos a frente do Conselho Regional.

E os trabalhos continuavam.

Sua vida se dividia entre a Diretoria da ACEDV – Presidência do Conselho da Mulher de Dois Vizinhos – na Vice-Presidência da Cacispar – e na última gestão também no Conselho Estadual e claro, sua vida profissional, que não parou. Não sei como dava conta de tanta coisa ao mesmo tempo, nem ela sabe!

Mas tinha mais uma gestão pela frente, e muito trabalho a ser feito. A ideia era difundir o nosso case de sucesso para as demais Coordenadorias.

Participando em 17 de abril de 2009 – Em uma reunião do Conselho Estadual da Mulher Empresária em Curitiba – repassou o Projeto do Conselho Regional da Mulher Empresária (CRME) – foi referenciado como modelo para as demais regiões paranaenses, tanto que o mesmo foi aprovado pela diretoria do CEME e implantado em mais nove Coordenadorias do estado do Paraná. 

Sendo que o objetivo era integrar todas as Coordenadorias Regionais.

A CACISPAR foi precursora no Paraná.

O propósito era ver os Conselhos bem estruturados, com seus planejamentos e ações bem definidas. E os Conselhos de Mulheres como grupos de lideranças femininas que trabalhavam em favor da classe empresária, oferecendo oportunidades de aprimoramento, capacitando-as para serem cada vez mais assertivas dentro do mercado e no gerenciamento de suas empresas.

E em 18 de outubro de 2010 na 20ª Convenção da FACIAP no Hotel Mabu e 5º Encontro da Mulher Empresária, a Sra. Olmarice recebeu uma linda homenagem em reconhecimento aos trabalhos prestados como Vice-Presidente do Conselho Estadual da Mulher Empresária entre o período 2008 a 2010. 

Em 2010 participou de um evento de negócios realizado pelo Conselho Estadual da Mulher Empresária em parceria com a FACIAP, a bordo do Transatlântico Costa Concórdia. 

O Associativismo feminino estava cada ano mais fortalecido.

Cada ano que passava as participações das mulheres aumentava nas convenções tanto da CACISPAR como da FACIAP.

E o engajamento das cidades era maravilhoso.

Entre 2006 a 2010 – Foram constituídos mais nove conselhos. Aumentou em quatro anos de trabalho em 119%. 
Chopinzinho; – Pato Branco; – São João; – Coronel Vivida; – Salto do Lontra; – Sulina; – São Jorge D´Oeste; – Nova Prata do Iguaçu; – Nova Esperança do Sudoeste.

Olmarice nunca imaginaria que o CRME – Conselho Regional – hoje denominada CACISPAR MULHER tomasse tamanha proporção e tamanha representatividade.

E que fosse repercutir tão grandemente dentro do Estado.

Esta semente foi plantada em terra fértil, e o mais incrível é saber que com este trabalho integrado, já foram transformadas centenas e centenas de mulheres, não só no Sudoeste, mas em praticamente todas  Coordenadorias do Estado do Paraná.

Juntas somos fortes!

Mulheres empoderadas, conquistando a cada dia, mais lugares.

Olma como é carinhosamente chamada é apaixonada pelo Associativismo, e está há 25 anos nessa caminhada. Suas participações na liderança de Núcleos, não parou por ai... também foi por mais uma gestão Coordenadora do Núcleo da Mulher de Dois Vizinhos em 2021 a 2022. 

É idealizadora do NIDV – Núcleo Imobiliário de Dois Vizinhos. E é integrante do NURSE – Núcleo de Responsabilidade Social e Empresarial – onde também já foi Coordenadora. 

E claro, continua na Diretoria da ACEDV, hoje na pasta do EMPREENDER. Com a função de fortalecer os Núcleos já existentes dentro da ACEDV e criar novos núcleos, alguns já em projeção.

O Associativismo, segundo suas próprias palavras, proporcionou a transformação em sua vida.  Aprendeu muito com cada uma nesta linda trajetória. 

Olma é uma empresária forte e imensamente feliz. Sua gratidão é do tamanho do mundo, pela oportunidade de poder realizar um trabalho tão grandioso junto a essas mulheres maravilhosas. 

A certeza que tem hoje é que essa linda trajetória só foi possível, porque todas partilharam do mesmo sonho. E assim a lição que tira de toda essa caminhada é que juntas somos mais fortes! Juntas podemos crescer, nos aperfeiçoar como empresárias, sem perder nossa essência de mulher. 

A seguir as fotos oficiais da 3ª edição da Moção Honrosa, que aconteceu na Expofeira Mulher em Francisco Beltrão dia 11 de março, onde Olmarice Kremer foi uma das 16 mulheres do Sudoeste a receberem homenagem. 

A Moção é um reconhecimento pelo trabalho realizado pelas homenageadas no município de Francisco Beltrão e região Sudoeste, o qual inspira outras mulheres a servirem de exemplo para a sociedade.

Olmarice completa 25 anos de voluntariado junto a Associação Empresarial de Dois Vizinhos, Cacispar, Faciap e Cacispar Mulher, da qual é a idealizadora e fundadora. Parabéns!!

Fonte: Sill Tatto - Colunista Social do Tribuna dos Lagos
 
 
 

Dois Vizinhos - PR

Desenvolvido por Grupo Mar Virtual