Élpis Centro Terapêutico foi apresentado na reunião de diretoria da Associação Empresarial
Na terça-feira, 20, foi realizada mais uma reunião de diretoria da Associação Empresarial de Dois Vizinhos (ACEDV/CDL), comandada pelo vice-presidente Saulo de Mattos.
Na ocasião, a assistente social e empreendedora Karina da Costa Filipiak apresentou o projeto da Élpis Centro Terapêutico Integrado que está sendo instalado na antiga estrutura do Hospital São Judas Tadeu.
O espaço está em fase final de reformas e deve ser inaugurado no mês de março. “Acordei com uma ideia, comecei a fomentar, fiz um convite aberto para diversos profissionais, empresários e as coisas aconteceram. Estamos montando uma clínica terapêutica integrada com olhar ampliado para cada paciente e seus familiares”, explicou.
Ela ressaltou que a palavra Élpis significa esperança em grego e que serão oferecidas consultas psiquiátricas, pediátricas, geriátricas, psicológicas, além de avaliações e acompanhamentos de atletas, fonoaudiologia, consultas de enfermagem, perícias psiquiátricas, avaliação para TGD, psicoterapia, serviço de mediação de conflitos, serviço de orientação parental, acompanhante terapêutico, interconsulta em hospital geral e terapia ocupacional. “Já contamos com diversos profissionais renomados e especialistas em saúde mental”, completa Karina.
Ela ainda falou sobre as modalidades de serviços. “Serão oferecidas consultas e tratamentos ambulatoriais, tratamento monitorado assistido – para pessoas com problemas com álcool, drogas e transtornos mentais (modelo focado na breve recuperação) - serviço com resgate psiquiátrico; clínica dia, moradia assistida para idosos com suporte multidisciplinar 24h e atividades que estimulem sua autonomia (incluindo pacotes de férias, feriados e final de semana), além de atendimento em ‘home care ’, em domicílio, para esse público”.
A expectativa é atender pacientes particulares, planos de saúde e também convênios institucionais. “Fiz pesquisa Dois Vizinhos, no Sudoeste e no Paraná e percebemos que saúde mental é o grande gargalo do SUS. Sou assistente social, trabalho em órgãos públicos e sempre pensava em empreender. Por ter um olhar para essa área, por estarmos falando muito em saúde mental nos últimos anos, seja nos grupos de debate e trabalho, as coisas aconteceram. Percebi as dificuldades como, por exemplo, de alguns atendimentos que só eram oferecidos em grandes centros e podemos trabalhar para trazer para cá”, completou.
Luiz Carlos Peretti, coordenador do Plano Dois Vizinhos 2030, destacou a importância de conexões para as coisas acontecerem. “Isso surgiu de conversas, vendo demanda e olhando modelos de outras cidades como Cascavel, Curitiba e São Paulo. Na região não temos uma clínica focada nessas especialidades e isso é muito importante. Dentro do nosso plano 2030, na saúde, já conseguimos cumprir cerca de 80% das ações. Muito com apoio do poder público, mas muitos avanços já foram conquistados”, completou. Saulo parabenizou a empreendedora. “Parabéns por olhar além da estabilidade de um concurso público. Que tenha muito sucesso na jornada”.
Mais assuntos
A reunião ainda apresentou possíveis modelos de promoções para a ACEDV/CDL oferecer aos seus associados. “Queremos fazer diferente, com quatro campanhas menores e um Natal efetivo oferecendo eventos e novas possibilidades aos empresários. Também estamos pensando no Liquida Dois Vizinhos que vai buscar trazer muita gente de fora para consumir aqui”, destacou Eduardo Zenevich, diretor comercial e serviços. “Vamos pensar bem para fomentar a cidade e trazer o pessoal de fora e motivar os clientes daqui a consumir aqui”, destacou André Orbem, vice-presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL).
Os diretores ainda falaram sobre a questão de aluguel de espaço para empresas e particulares de outros municípios, a conexão empresarial e convidou todos para participar do Café com o Empresário que vai tratar sobre questões da lei de direitos autorais (Ecad). Ainda foi apresentada a nova colaboradora, Luiza Gouvêa, e convites para outros eventos.