Duovizinhenses estão fazendo o Caminho de Santiago de Compostela

10 de outubro de 2023    11632 views

Os peregrinos duovizinhenses, Charles João Pagnoncelli, Ronaldo Souza, Eliane Pagnoncelli e o casal Edelir e Lauri Helfenstein, saíram do Brasil Rumo Madri (Espanha) – Pamplona, dia 14 de setembro. Há mais de vinte dias estão fazendo o Caminho de Santiago.

 

No grupo de amigos no WhatsApp, Ronaldo escreveu: “Chegamos hoje (14/09) às 16:30h em Saint-Jean-Pied-de-Port, onde iniciamos nossa peregrinação amanhã...”

Ele conta que saíram na terça feira à tarde (12/09), de Dois Vizinhos - de carro até Curitiba, dia 13/09, pela manhã de avião foram para SP e seguiram para Madrid. “Chegamos hoje 14/09, no início da manhã e seguimos de trem até Pamplona, de lá seguimos de táxi até aqui em SJPP e nos deparamos que não tem mais nenhum local nos albergues para dormir e por graça conseguimos espaço do Corpo de Bombeiro para passar essa noite.

Dia 16/09, chegaram ao destino do dia... Zubiri. Ronaldo mandou foto do albergue


No diário do grupo de WhatsApp, Ronaldo assim escreveu: “Hoje 21/09/23, iniciamos às 6 horas da manhã o nosso 7° dia da peregrinação no Caminho de Santiago de Compostela, o trajeto teve início na cidade de Los Arcos, passamos por Sansol, Torres Del Rio e Viana, e depois de mais de 29 km e 7 horas no caminho chegamos a cidade de Logroño, capital da província de Rioja e em plena festa de San Mateo”.

Ronaldo atualiza seu Instagram diariamente com as aventuras dos peregrinos de Dois Vizinhos  (@ronaldo.souza1411).
“Nosso 10° dia de peregrinação no Caminho de Santiago (24/09), saímos de Santo Domingo de la Calzada às 7 hs da manhã,  passamos por Grañón, ainda na Província de La Rioja e adentramos por várias cidadelas na Província de Castilla e Lion, como Redicilla del Camino, Castildelgado, Viloria de Rioja, Villamayor del Rio e chegamos próximo das 13 horas em Belorado depois de 23,5km. Muitas dessas cidadelas/pueblos, na maioria está deserta, poucas pessoas na rua além dos Peregrinos, algum movimento se tiver aberto algum bar para nosso bocadillo e desayuno... Passamos por cidadelas com apenas 20 moradores e a pessoa mais nova tem 65 anos. Também a paisagem do caminho mudou, saímos de La Rioja, onde tem muitas videiras e uvas e passamos para região de plantação de girassóis e feno, pena que passamos com os girassóis secos, mas ainda belos.”

Aqui apenas alguns relatos para você ficar por dentro das aventuras peregrinas do cinco duovizinhenses que estão fazendo o Caminho de Santiago.

“Ontem (27/09) fizemos uma parada estratégica em Burgos para conhecer um pouco da cidade e sua história e hoje (28/09) começamos o nosso 13° dia de peregrinação no Caminho de Santiago, saímos às 6 hs da manhã com temperatura agradável e ainda escuro percorremos pelas ruas de Burgos e depois por estradas de chão até Tardajos, onde paramos para o desayuno, seguimos e passamos por Rabé de Las Calzadas, muito linda e com belas pinturas nas paredes, na sequência passamos por Hornillos del Camino, onde fizemos uma parada para lanche e de lá, depois de 33km e quase 8 horas de caminhada, chegamos a Hontanas.

Nossa parada em Burgos foi espetacular e nos reenergizou para seguirmos no caminho.

A paisagem do caminho hoje não alterou muito em relação ao dia anterior, muitas áreas de culturas já colhidas e algumas de girassol seco e que tivemos a sorte de ainda ver alguns ainda com pouco do amarelo... ao longo do caminho também observamos centenas de eólicas na paisagem.

De Saint-Jean-Pied-de-Port até Hontanas percorremos quase 330 km nestes 13 dias e com a graça de Deus e com a interseção de Santiago, todos bem e a cada dia mais fortalecidos para seguir a diante”.

SANTIAGO NOS ESPERA

“O caminho aos poucos ou muito repentino, tudo muda.

Iniciamos em SJPP e de início atravessamos Pirineus, cadeia de montanhas que separam a França da Espanha.
Passamos por diversas cidadelas/pueblos, algumas quase que fantasmas, com população de 20 pessoas, mas com belas igrejas e construções histórica preservada, algumas com mais de 1000 anos, também ruínas históricas.

As igrejas e suas belas artes sacras, tudo muito lindo e muitas histórias.

As paisagens vão mudando, em Rioja, muitas oliveiras e videiras, e claro, uvas para comer no caminho, com muitas elevações e o caminho mais rústico, a partir de Burgos até León, o caminho com muitas plantações de trigo (já colhidos), girassóis secos e milho, região muito agrícola. O caminho segue por longos trechos a margem de carretas (rodovias), praticamente em linha reta e sem elevações, muitos lugares quase sem arborização e qualquer sombrinha é uma festa, momento de descansar, tomar água e fugir do sol escaldante.

À medida que avançamos no caminho, observamos que as cidades vão mudando um pouco, com construções mais recentes, mas preservam o centro histórico.

E assim, após o descanso em León, reiniciamos hoje (06/10) o nosso 20° dia de peregrinação no Caminho de Santiago de Compostela.

Saímos às 6 horas da manhã, de frente da Catedral de Santa Maria em León e seguimos até San Martin del Camino, onde chegamos depois de 25 km e próximo das 12 horas.

Na região de León observamos que começam a aparecer construções mais novas, muitas indústrias e muitas rodovias e ferrovias.

A cada dia encontramos novos peregrinos no caminho e nos albergues e também vamos  reencontrando outros de dias anteriores, todos ficam muito felizes com essa magia do caminho, momentos de emoção e confraternização”.

Catedral de Leon 

 

Esse é o diário de ontem. Está passando rápido hein peregrinos! 
O 23° dia (09/10) de peregrinação no Caminho de Santiago de Compostela começou cedo, 5:30h, organizar mochila e se preparar... tomamos o café no Albergue Cruz de Ferro em Foncebadón, saímos próximo das 7hs e próximo das 7:30h chegamos ainda escuro a famosa Cruz de Ferro do caminho de Santiago, a mais de 1500mt de altitude, é um momento mágico e de muita emoção, lá depositamos as pedras que trouxemos de casa ou recolhemos no caminho, com algum propósito, pedido ou intenção, literalmente o momento de reduzir não só o peso da mochila, mas também de alguma coisa que pesa em nossa mente e coração...

Saímos de lá mais leve e aí o caminho além de ser longo é de descida e muitas pedras soltas... dos 1500 mt de altitude, chegamos a Ponferrada próximo dos 500mt, mais de 26km e 7 horas de peregrinação.

Mesmo na dificuldade, foi um belo caminho e uma paisagem diferente dos dia anteriores.

Em Ponferrada visitamos igrejas, pontos turísticos e o Castelo de Ponferrada.

E assim, a cada dia e a cada passo, chegamos mais próximos de Santiago de Compostela”.

 

A seguir algumas das muitas fotos lindas postadas no grupo de WhatsApp, pelo quinteto.

Fonte: Sill Tatto - Colunista Social do Tribuna dos Lagos
 
 
 

Dois Vizinhos - PR

Desenvolvido por Grupo Mar Virtual