Núcleo de Turismo e Plano DV 2030 são protagonistas no turismo em Dois Vizinhos
Na noite de terça-feira, 16, um evento no Sítio Vale dos Ventos, em Dois Vizinhos, marcou o pontapé da Jornada Regiões Turísticas Vales do Iguaçu. Até sexta-feira, 19, membros da Secretaria de Estado do Turismo (Setu) vão percorrer diversas cidades em toda região, culminando com um grande evento em Pato Branco (se inscreva aqui).
Além de empreendedores, a reunião contou com a participação de professores da UTFPR, representantes de órgãos governamentais, do Plano de Desenvolvimento Local Dois Vizinhos 2030 e do Núcleo de Turismo e Gastronomia da Associação Empresarial de Dois Vizinhos (ACEDV/CDL), dos Grupos AndeDV, Santiago Dois Vizinhos e da Cresol Pioneira.
Durante a reunião, destacou-se o ecossistema que está sendo criado para o turismo no município e se exaltou o protagonismo do Plano Dois Vizinhos 2030 para fomentar o segmento além da importância do Núcleo de Turismo e Gastronomia em todo o processo.
“O (Edilberto) Minski lembrou sobre um evento que fizemos, em 2017, com o professor Jacó Gimmenes (em memória) que pode ser considerado o pontapé inicial de todas essas ações. De lá pra cá, evoluímos muito, mas temos ainda muito trabalho para atrair ainda mais gente para conhecer os nossos municípios”, disse Luiz Carlos Peretti, coordenador do Plano DV 2030.
Guilherme Biesek, coordenador do Núcleo de Gastronomia e Turismo, exaltou a união entre os empresários. “O segredo da força do nosso grupo é a união e a crença de que é possível fazer acontecer. Trabalhamos pelo sucesso de todos que vai refletir no município, na região e daí por diante. O trabalho é muito bonito e mostra que é possível pensar em turismo aqui”, destacou.
Luciane Reguelin, diretora executiva da ACEDV/CDL, falou representando os Grupos AndeDV e Santiago Brasil. “Nosso projeto está em andamento. Estamos estudando bastante, participando de eventos em muitos municípios e estamos bem adiantados. Contamos com um grupo atuante que faz o caminho na prática. Estamos felizes porque começamos o projeto duvidando, mas andou muito bem e agora sabemos que vai dar certo porque tem muita gente envolvida”, relatou.
Alessandra de Paula Xavier, assessora técnica e turismóloga da Setu, elogiou a estrutura que está sendo montada no município. “Ouvimos tudo aqui com muito carinho, mas podemos ver que as coisas estão acontecendo. A riqueza da região é muito grande. Sou turismóloga, estou no turismo desde 2009 e sempre digo que toda a sociedade tem que entender o processo do turismo e seu papel. Não viemos para ensinar ou prometer, viemos para somar, fazer parte e tentar auxiliar. Queremos criar roteiros institucionais para que o Viaje Paraná possa promover. Vocês têm tudo e o principal é o amor, o carinho pelo trabalho desenvolvido que isso faz acontecer”, disse.
Sandra Maria Negrini, coordenadora de promoção e inovação da Setu, exaltou a importância da reunião. “Viemos para fazer sensibilização, mas estou quase indo embora. Vocês já fazem tudo que gostaríamos que o Paraná todo estivesse fazendo. É invejável o que vocês estão fazendo! Trabalhamos na indústria da felicidade. O turismo é aquela coisa que faz bem para todos. Vivendo momento único em relação ao turismo no Paraná e temos que fazer desse momento um legado. O governador aposta e investe nisso, as pessoas fazem acontecer e está nas nossas mãos fazer agora. Secretário Márcio Nunes trabalhando muito para que a gente transforme o Paraná num estado não só pra mostrar as belezas, mas em renda, emprego, em dinheiro”, conclui.
O município de Pato Branco, será sede do primeiro encontro Regiões Turísticas 2024. Promovido pela Secretaria do Turismo do Paraná (Setu). A solenidade oficial acontece no dia 19, com a presença de autoridades do Estado, palestras e oficinas. Atividades práticas serão realizadas em nove municípios da região, envolvendo não apenas atrativos, mas também a culinária local.
As inscrições estão abertas e podem ser feitas AQUI.