Fórum de Meio Ambiente debate temas importantes para o futuro de Dois Vizinhos
Aconteceu na quarta-feira, 10, na UTFPR de Dois Vizinhos, o Fórum de Meio Ambiente com debate de temas importantes para o futuro do município.
Um dos temas debatidos foi: “Qualidade Socioambiental de Dois Vizinhos: Como estamos e para onde vamos?” o objetivo é discutir sobre o presente e o futuro ambiental do nosso município e da nossa microrregião.
“Esse evento nasceu numa grande parceria, através da Associação Empresarial de Dois Vizinhos (ACEDV/CDL), através do Plano de Desenvolvimento Local DV 2030, junto com o poder público, UTFPR, que visa sensibilizar a sociedade sobre a importância do meio ambiente. Cada vez mais estamos enfrentando situações críticas, percebidas no dia a dia, seja com aumento de temperaturas, enchentes e isso sempre nos geram questionamentos sobre o que provoca essas mudanças. Temos um baixo nível de consciência ambiental e, por isso, nossa ideia é instigar a necessidade de uma sustentabilidade na nossa sociedade e nos nossos negócios. Temos que pensar no econômico, no social e no meio ambiente e isso não é uma escolha, é uma necessidade. Dentro desse leque, entra reciclagem do lixo, arborização, proteção das fontes de água, curvas de nível e outros aspectos que sempre precisam ser analisados”, explicou Luiz Carlos Peretti, coordenador do Plano DV 2030.
O professor Dr. Carlos Alberto Casali, da UTFPR, que coordena o grupo Solo e Água do Plano DV 2030, exaltou a realização do fórum. “Propusemos a organização desse evento, em parceria com diversas entidades, no intuito de fomentar o debate sobre a importância de gestar melhor o nosso meio ambiente e ter um desenvolvimento mais sustentável. Não temos como pensar somente no econômico e social, sem pensar no ambiental para a nossa comunidade”, resumiu.
O fórum foi idealizado pelo Plano DV 2030 da Associação Empresarial de Dois Vizinhos (ACEDV/CDL), IDR-Paraná, prefeitura de Dois Vizinhos, UTFPR, Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente de Dois Vizinhos (CMDRMA), Conselho Municipal de Meio Ambiente (CMMA), Associação dos Engenheiros Florestais do Sudoeste e Oeste do Paraná (Aefos) e Crea-PR.