Rota de Conexões conseguiu unir agentes de turismo com empreendedores
Durante toda a tarde de segunda-feira, 21, o Chaplin Centro de Eventos recebeu o evento ‘Rota de Conexões – o Turismo no Caminho Certo’. A ação foi promovida pela Instância de Governança Regional (IGR) Vales do Iguaçu e pela Agência de Desenvolvimento Regional numa busca de fomentar o turismo regional, reunindo empreendedores, agentes de turismo e influenciadores da área. O principal objetivo foi gerar negócios por meio de rodadas de negociações e promover o turismo regional, destacando as rotas turísticas e os produtos locais, como a gastronomia e o artesanato.
“Foi um evento bacana, bem movimentado, tivemos uma média de 200 pessoas participando o dia todo, então, consideramos bem interessante. De modo geral, atingimos o objetivo, quem tem empreendimento turístico, quem é de prefeitura da região, quem ajuda a desenvolver o turismo conseguiu conversar com os agentes. Tínhamos uns 36 guias de turismo, mais algumas agências, também empresas de transporte e uns 10 influenciadores de grupos que puderam conhecer um pouco mais as possibilidades que temos aqui. Agora, ao invés de levar as pessoas para as outras regiões, os visitantes podem fazer parcerias e trazer para cá. Em avaliações, conversas, o pessoal falou que, de modo geral, conseguiu fazer bastante negócio, contatos, trocas de cartões de visitas e isso vai possibilitar que logo as negociações aconteçam diretamente e praticamente todos falaram que saíram de lá com negócios encaminhados”, disse Adriano Radaelli, diretor executivo da agência regional.
Rogério Sidral, presidente da Agência de Desenvolvimento Regional, destacou o trabalho que está sendo realizado. “Iniciamos quando era presidente da ACEDV/CDL e começamos a promover eventos para desenvolver o turismo local e agora o foco regional. Foram vários anos trabalhando, momentos para desenvolver os pontos turísticos, que temos bastante, agora foi o momento de mostrar para o mundo e colocarmos à venda essas visitas, começando a colher os frutos desse trabalho de anos”, disse Rogério Sidral, presidente da Agência de Desenvolvimento Regional.
A programação contou com palestra de Alessandra de Paula Xavier, da Secretaria de Estado do Turismo, que falou sobre a importância do pertencimento, identidade regional e roteirização, enquanto o assessor da Fecomércio PR, Giovanni Diego Bagatini, apresentou cases sobre o turismo social do SESC. Além disso, o evento contou com a assinatura de Termos de Cooperação entre agentes de turismo e empreendimentos regionais e os participantes puderam provar uma releitura do Frango à Dois Vizinhos, elaborada pelo chef Guilherme Biesek, coordenador do Núcleo de Turismo e Gastronomia da ACEDV/CDL.