Rede Celinauta inicia nova fase e apresenta a TV Celinauta
Na manhã desta segunda-feira, 11, a Rede Celinauta de Comunicação oficializou a troca de nome de TV Sudoeste para TV Celinauta, a TV da Nossa Casa, marcando um novo capítulo na história da emissora, que há 38 anos integra a vida de milhares de pessoas.
A oficialização iniciou com uma missa em homenagem ao Dia de Santa Clara de Assis, padroeira da televisão, celebrada pelo Frei Mário Luiz Tagliari, presidente da Fundação Cultural Celinauta, com transmissão ao vivo diretamente da Igreja Matriz São Pedro Apóstolo.
Após a Santa Missa, foi realizada a cerimônia de inauguração da TV Celinauta. Durante o evento, foram apresentadas a nova identidade visual da emissora, os novos estúdios, cenários e programas, seguidos de um café da manhã na sede da Rede Celinauta. Estiveram presentes diretores da emissora, colaboradores, empresários e representantes da comunidade local. Autoridades políticas e civis também marcaram presença, reforçando a importância da emissora para a região.
Frei Mário informou na cerimônia de inauguração que a troca de nome para TV Celinauta ocorreu porque já havia outra TV registrada na Bahia, como TV Sudoeste. Ele destacou o empenho dos colaboradores no processo da troca de nome. “Chegamos até aqui após um processo bastante logo, que foi contribuído por todos. A TV Celinauta é fruto de um trabalho conjunto de todos os colaboradores, que há mais de dois anos se reuniram muitas vezes em grupos temáticos para projetar, idealizar e sonhar juntos essa nova televisão, que não é só uma plástica nova, mas que cada um assumiu o compromisso de nessa plástica nova também ser novo, ser nova, fazer uma nova televisão. A nossa missão e nossa vocação se confundem exatamente com a evangelização franciscana, porque é nossa principal missão. Hoje é o começo de uma nova página na história da TV, que há 38 anos vem se modernizando, acompanhando a evolução tecnológica e os desafios decorrentes da era digital e porque não dizer recentemente da Inteligência Artificial. Muito teremos ainda pela frente para os próximos 38 anos ou mais se assim Deus permitir. Sintam-se em casa na TV da Nossa Casa, a TV que tem a ousadia de querer ser também a TV que divulga e vive a paz e o bem” completou.
História
Em 1965, o Frei Policarpo Berri, da Ordem dos Frades Menores, solicitou a concessão de uma emissora de TV em nome da Fundação Cultural Celinauta, já responsável pela Rádio Celinauta AM. A autorização foi concedida em 1979 e a TV Sudoeste entrou no ar em 1987, tornando-se a primeira emissora vinculada a um grupo religioso a obter uma concessão no Brasil. Inicialmente afiliada à Rede Manchete, a TV Sudoeste foi a única emissora do Paraná a manter essa parceria, mesmo após a migração da maioria para a Rede Record, em1995. Em 1999, com o encerramento da Manchete, a emissora chegou a se afiliar brevemente a TV Canção Nova, mas retornou ainda em 1999 à recém-lançada Rede TV. Em 2015, o sinal da emissora passou a ser transmitido em alta definição (HD) em Pato Branco e região.