Projeto Frutificar e Florescer Transforma Rota do Caminho Brasileiro de Santiago de Compostela
O Projeto Frutificar e Florescer está promovendo uma transformação significativa na rota do Caminho Brasileiro de Santiago de Compostela em Dois Vizinhos, através do plantio de diversas espécies de plantas. Desenvolvido pelo professor Américo Wagner Junior e a professora Anelise Tessari Perboni, ambos da UTFPR, o projeto visa a produção de mudas frutíferas e ornamentais para embelezar e enriquecer o percurso.
O trabalho, que já vem sendo realizado há algum tempo, inclui o plantio de frutíferas, especialmente as nativas, com doações feitas pelo professor Américo para os integrantes da Associação Caminho de Santiago. Recentemente, o projeto também iniciou ações de paisagismo, contando com o auxílio da professora Anelise e de alunos da UTFPR. Com lotes de mudas prontos, as equipes estão levando as plantas até as comunidades locais.
As visitas às comunidades são realizadas conforme a disponibilidade de material, e a primeira ação paisagística ocorreu na comunidade de São Cristóvão, onde foram plantadas diversas espécies. À medida que mais mudas ficam prontas, os integrantes do projeto planejam entrar em contato com outras comunidades para renovar os espaços, caso haja interesse.
Atualmente, os professores estão em contato com duas outras comunidades, tentando viabilizar horários com os integrantes locais para auxiliar nas ações de paisagismo. O objetivo é continuar expandindo o projeto e promover um ambiente mais verde e acolhedor ao longo da rota do Caminho Brasileiro de Santiago de Compostela em Dois Vizinhos, reforçando o trabalho dos voluntários da Associação Caminho de Santiago DV.