Prioridade para 90% dos brasileiros, turismo de experiência conta com atrativos no Paraná

19 de julho de 2024    1433 views

Uma pesquisa do Sebrae e TRVL LAB revela que 90% dos turistas brasileiros são motivados pelas experiências vivenciadas em suas viagens. As principais preferências estão em viagens com a família (40%), sozinhos (26%) e aqueles que valorizam passeios a pé (63%). Além disso, 57% têm interesse em ecoturismo e contato com a natureza, e quase 70% buscam momentos de relaxamento. 

Com destaque no investimento, o levantamento mostra que 32% dos entrevistados gastaram acima de R$5 mil em sua última viagem, com sete em cada dez utilizando cartão de crédito ou débito para as compras. Quase 30% dos viajantes brasileiros reservaram suas experiências com um mês ou mais de antecedência, e a grande maioria (77%) usou o Instagram para descobrir as atrações visitadas. Além disso, 56% dos entrevistados compraram ou reservaram suas atividades por meio de sites e aplicativos de agências de viagens.

No Paraná, uma pesquisa de hábitos de consumo realizada com mais de 2.400 pessoas, pela Secretaria de Turismo do Paraná, entre os meses de maio e junho de 2023, revelou as principais motivações que levam as pessoas a viajar no Estado. A maior parte dos entrevistados (22,5%) viaja com o objetivo de relaxar e descansar, buscando uma pausa da rotina diária e momentos de tranquilidade.

Em 2022, segundo a pesquisa, 37,8% da população do Paraná realizou entre duas e quatro viagens pelo Estado, enquanto 28,8% fizeram uma única viagem. Uma parcela de 12,2% das pessoas viajaram mais de quatro vezes, e 21,2% não realizaram viagens no ano anterior à pesquisa. Os destinos mais visitados foram Foz do Iguaçu, que atraiu 14,4% dos viajantes, seguido por Curitiba, com 12,2%, e Matinhos, com 7,3%. Outros locais populares incluíram Guaratuba (6,3%) e Morretes (5,5%).

Segundo a coordenadora de Turismo, Economia Criativa e Artesanato do Sebrae/PR, Patricia Albanez, para os maiores mercados — nacional e internacional — é possível afirmar que existem dois polos principais de turismo no Paraná: no leste, com Curitiba e Litoral; outro no Oeste, em Foz do Iguaçu.

“Uma região turística que está despontando são os Campos Gerais, com uma série de atrativos privados que estão surgindo e a profissionalização do Parque Estadual de Vila Velha. E nas regiões Norte, Noroeste e Sul, destacam-se as atividades náuticas, de lazer, também criando produtos com a valorização dos ativos e das culturas locais — como experiências que surgem com café, mate e inspiradas na vida rural”, pondera Patrícia. 

Albanez destaca a importância das empresas terem capacitações para as auxiliar na formatação de produtos turísticos de experiência, agregando valor aos negócios e melhorando a oferta turística local. 

“Este é o terceiro ano em que estamos realizando diversas turmas de uma jornada de capacitação, que envolve, além da criação de produtos turísticos de experiência, a distribuição e o apoio à divulgação. Em 2022 e 2023, foram atendidas 12 Regiões Turísticas do Paraná, com 650 empresários, e atualmente temos mais de 180 produtos divulgados no site”, acrescentou. 

Fonte: SEBRAE
 
 
 

Dois Vizinhos - PR

Desenvolvido por Grupo Mar Virtual