Pesquisa revela expectativas de consumidores para o Dia das Crianças
Pesquisa contratada pela Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap) revela que metade dos consumidores paranaenses planeja presentear no Dia das Crianças, celebrado no dia 12 de outubro. O valor médio que os consumidores pretendem gastar é de R$ 186,11.
O levantamento foi realizado entre 19 e 23 de setembro pelo grupo Datacenso, que entrevistou 600 consumidores nas regiões de Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel, Ponta Grossa, Guarapuava e Francisco Beltrão. A margem de erro é de 4%, com um grau de confiança de 95%.
Presentes
De acordo com o estudo, para pesquisar e comparar preços antes de realizar uma compra, a internet é o canal preferido pelos consumidores, com 89% dos entrevistados afirmando utilizar essa estratégia. No entanto, há uma parcela significativa de consumidores, especialmente nas cidades de Curitiba, Francisco Beltrão e Ponta Grossa, e entre o público feminino, que prefere visitar lojas físicas, especialmente em datas comemorativas.
O que comprar?
Os itens mais mencionados incluem brinquedos (68%), roupas (31%), calçados (16%), eletrônicos (15%), artigos esportivos (13%) e livros (13%). A pesquisa também aponta que 49% dos entrevistados preferem comprar via internet, seguidos por 26% que optam por shoppings e 24% que preferem lojas de rua.
A forma de pagamento a prazo com cartão de crédito e à vista com cartão de crédito está na preferência de 31% dos consumidores. O pagamento com Pix é o preferido por 20% dos entrevistados.
Economia
Em relação à expectativa econômica para o Brasil nos próximos meses, o estudo revela que a preocupação é o sentimento predominante entre os consumidores paranaenses, com 48% expressando esse sentimento. Além disso, 26% estão preocupados com a evolução do cenário econômico e 26% se sentem desanimados.
Fatores de venda
Ao ser questionado sobre o que considera mais importante na escolha na hora da compra, 50% dos consumidores responderam o “atendimento”; 49% preços competitivos e 47% a qualidade dos produtos.