Isac e Vilma Miola recebem homenagem pelo trabalho de guardiões de sementes

02 de julho de 2025    458 views

Na noite de segunda-feira, 30, o grupo temático de semente crioulas do Plano de Desenvolvimento Local Dois Vizinhos 2040 da Associação Empresarial de Dois Vizinhos (ACEDV/CDL) promoveu um evento de homenagem para a família de Isac Miola, da Linha Ibiaça, que é responsável por um dos maiores museus de sementes, ramas e flores do Brasil. A família é acompanhada por professores da UTFPR no seu trabalho e conta com o apoio de diversas entidades de preservação de mais de 900 espécies. O evento aconteceu na sede do Ciklo2Vizinhos e contou com o apoio de diversas entidades estaduais e federais. Além da homenagem, aconteceu uma degustação de alimentos elaborados pelo chef Guilherme Biesek com produtos da propriedade duovizinhense.

“Temos visitado, em várias ocasiões, a propriedade da família Miola que faz esse excelente trabalho de preservação de espécies. É uma grande honra para nós todos ter vocês aqui em Dois Vizinhos mantendo esse esse acervo, proporcionando novas oportunidades de plantio e alimentos”, disse Luiz Carlos Peretti, coordenador do plano DV 2040.

Ademir Pereira da Silva, vice-presidente da ACEDV/CDL, representou Saulo Matos, que comanda a entidade, elogiou a iniciativa, os guardiões das sementes e a criatividade nos pratos elaborados. “Essa é uma grande iniciativa para entendermos a riqueza do trabalho da família Miola”, destacou.

O professor Dr. Serinei César Gregolo exaltou o trabalho e a parceria com a família Miola. “Essa é uma festa do recurso genético e nosso trabalho é transformar isso em um ativo. Trouxemos diversidade de plantas resgatadas, cuidadas e multiplicadas pela família Miola que foram disponibilizadas pra várias pessoas não só daqui. São mais de 100 variedades de mandioca, outras tantas de batata doce, milho, flores, então, esse trabalho é muito importante para nós e por isso precisamos valorizar. Ao virar bem de consumo, as pessoas valorizam mais os produtos e dessa forma conservar a agrobiodiversidade”, resumiu.

O professor Dr. Joel Donazzolo destacou a importância da universidade participar desse momento. “Há muito tempo começamos, dentro da universidade, projetos de agrobiodiversidade e hoje furamos a bolha, saímos da produção e estudo científico e estamos tentando mostrar para a sociedade que esse recurso genético tem função, uso, mas no futuro pode ser produto e transformar em recursos. Objetivo é que a gente consiga dar significado a todo esse esforço da família Miola. O que vocês fazem não é em vão, esforço com significado imenso. Que consigamos bastante projeto e recurso para continuar trabalhando e encontrando significados a esses produtos”, disse.

Marina Celant de Prá, diretora da UTFPR de Dois Vizinhos, exaltou a parceria e os trabalhos realizados. “Hoje é dia de valorizarmos nossos recursos e a atividade da agricultura familiar. A família Miola tem anos de trabalho, bastante oneroso, fazendo ciência na sua propriedade. Temos conhecimento na universidade, mas esse conhecimento também precisa ser valorizado e juntos, conseguimos avançar. A partir de hoje, nos próximos anos, é nossa responsabilidade fazer com que esses produtos cheguem as prateleiras dos supermercados. Vocês nos ajudam e estamos sempre disponíveis para juntos avançar cada vez mais”.

O vice-prefeito Nery Maria também fez elogios. “Noite que fica para a história. Esse casal leva o nome do nosso município para todo o Brasil com cerca de 1 mil sementes que eles conservam e isso não é fácil. Recomendo que tudo o que vocês colherem, guardaram, passem para frente. Conhecimento é muito importante e como gestores públicos só temos a agradecer, de coração, pelo trabalho realizado”, disse.

O diretor Fernando Calgarotto, da Cresol Pioneira, também entregou uma placa e presentes para o casal.

Cardápio

O chef Guilherme Bisek falou sobre o cardápio elaborado para a noite. “Agradeço pelo convite, pelo desafio e é motivo de muito orgulho fazer parte dessa cadeia, entregando o resultado final. Tudo isso começa na propriedade, na universidade e acaba aqui. Eu trabalho defendendo a autenticidade do produto local. Fizemos uma Bruschetta com broa feita com três variedades de farinha diferentes com creme de abacate e ricota, calda de figo e copa suína, além de um bolo de fubá recheado com queijo e salame e um croquete de mandioca da variedade pioneira com farinha de fubá, recheada com carne de panela e queijo. De sobremesa temos um mix de batata doce e sorvete de creme”, disse. Joslei Antonello também fez diversos chips com variedades de batata doce, bolo de mandioca sem farinha e bolo de batata doce, batata cara e o fubá.

Fonte: Assessoria de Imprensa
 
 
 

Dois Vizinhos - PR

Desenvolvido por Grupo Mar Virtual