Feira de Avicultura e Piscicultura segue durante todo o dia no Parque de Exposições
Durante toda a quinta-feira, 23, o pavilhão 1 do Parque de Exposições recebe a 1ª Feira de Avicultura e Piscicultura (FAEX). O evento tem correalização do Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Estado do Paraná (Sindiavipar), com apoio do Sistema Faep/Senar-PR, da Associação Comercial e Empresarial de Dois Vizinhos (ACEDV/CDL) e da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – campus Dois Vizinhos (UTFPR). A programação faz parte da Conexão Empresarial e a entrada é gratuita para produtores rurais. Diversas autoridades participaram da solenidade de abertura do evento, que iniciou às 8h.
“Convidamos todos os produtores de frango, suíno, de peixes, pessoas interessadas nesses assuntos que podem e devem estar lá. Será um dia diferente, com muito conhecimento, tragam a família, venham ver coisas diferentes e, com certeza, vocês vão gostar do que vão ver lá. O peixe é um frango sem asa, porque ele se presta muito a esse sistema de produção na integração com empresa ou cooperativa. Ele está sendo, no Paraná, uma segunda fonte de renda para o produtor e para as empresas ou cooperativas foi fácil fazer isso porque eles já tinham equipe técnica, fábrica de ração, o know-how já do frango espelhando e fomentando para o produtor entrar na piscicultura”, disse Ariel Antônio Mendes, presidente da AgroExperts que organiza o evento.
O diretor de agronegócio da ACEDV/CDL, Ricardo Gaio, exaltou a realização do evento. “Falar de frango é falar de Dois Vizinhos. Essa é uma cultura que desenvolve o município e o convite para esse evento é começar a discutir, entender na nossa cabeça outras possibilidades como o peixe. Ainda existe uma estrutura que está sendo montada, mas temos que acender essa luz, abrir essa porta para termos mais uma receita na propriedade”, disse.
Além da programação de palestras (veja abaixo), várias empresas de equipamentos estarão expondo suas tecnologias de ponta a preços especiais para quem quiser melhorar seus aviários. Já confirmaram presença produtores da BRF – unidades Dois Vizinhos e Francisco Beltrão, Coasul, Vibra, Copacol, Pluma e, um pouco mais distante, C.Vale.
PROGRAMAÇÃO
9h – Perspectivas para a Avicultura Paranaense e Brasileira (Roberto Kaefer – presidente do Sindiavipar)
9h30 – Biosseguridade para Frangos de Corte com Ênfase na Prevenção de Salmonella (Fabrizio Matté / Vetanco)
11h20 – Mesa Redonda: Produção de Peixes como Segunda Alternativa de Renda para o Produtor de Aves e Suínos (produtor Maikon Hilgert; professor Ricardo Sado; dr. Francisco Landaeta)
14h – Ambiência de Frangos de Corte (José Luís Januário / Cobb)
14h40 – Manejo de Frangos de Corte para Redução de Condenações de Carcaças (Rafael Castro / BRF)
16h – Qualidade da Água: Ganhos e Perdas no Resultado Zootécnico, Sanitário e Econômico (Diomar Roberto Barro / Kobra)