Equipe do NAPI Alimento e Território promove Intercâmbio de Saberes Territoriais
A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) - campus Dois Vizinhos, juntamente com a Unioeste campus Francisco Beltrão, por meio das ações do NAPI (Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação) Alimento e Território, financiado pela Fundação Araucária, promoveram um intercâmbio de saberes, nos dias 16, 17 e 18 de outubro de 2024, com um grupo de agricultores e agricultoras dos municípios de Matinhos, Paranaguá, Morretes, Antonina e Pontal do Paraná e com pesquisadores e estudantes da Universidade Federal do Paraná, campus Matinhos. O objetivo do intercâmbio foi conhecer alguns recursos e ativos territoriais do sudoeste do Paraná para a produção de alimentos saudáveis.
No município de Verê, os visitantes conheceram os trabalhos da Associação de Estudos, Orientação e Assistência Rural (Assesoar), da Cooperativa da Agricultura Familiar Integrada de Francisco Beltrão (COOPAFI), do Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (Capa) e da Cooperativa dos Produtores Orgânicos e Agroecológicos do Sudoeste do Paraná (Cooperevereda). Já em Dois Vizinhos, visitaram a família Miola, guardiã de sementes crioulas, e na UTFPR, conheceram os trabalhos de conservação e uso da agrobiodiversidade, projeto coordenado pelos professores Serinei César Grígolo e Joel Donazzolo, ambos do Grupo de Estudos em Agroecologia e Agricultura Familiar.
Foram debatidos temas como a organização e a gestão de cooperativas e agroindústrias familiares, produção, processamento, embalagens, certificação e comercialização de alimentos orgânicos, mercados institucionais e conservação da agrobiodiversidade pelo uso, principalmente como alimentos territoriais e com qualidades específicas.
A UTFPR-DV parabeniza os organizadores pelo encontro e reitera a importância da promoção da troca de saberes entre os grupos universitários e as organizações comunitárias.