Ensino, Inovação e Empreendedorismo Universitário de Mãos Dadas na UTFPR-DV

08 de julho de 2025    63 views

O dia 30 de junho marcou um importante momento para o empreendedorismo universitário no Câmpus Dois Vizinhos da UTFPR, com a realização da I Vitrine Agro Ideias UTFPR-DV e da nova edição da disciplina Progress3Bio. O evento reuniu estudantes, professores e avaliadores para conhecer as ideias inovadoras desenvolvidas ao longo do primeiro semestre de 2025.

A disciplina Progress3Bio, coordenada pela professora Dra. Samara Souza do curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, é extensionista e certificadora, voltada à construção de competências empreendedoras. Os estudantes são desafiados a criar, na prática, uma empresa do zero — desde a identificação de um problema até a formulação de soluções sustentáveis baseadas em bioprocessos.

Já a Vitrine Agro Ideias UTFPR-DV é a culminância da disciplina Empreendedorismo e Inovação, conduzida pelo professor Dr. Alfredo de Gouvêa no curso de Agronomia. Nessa etapa, os alunos apresentaram dez propostas de produtos e serviços. Algumas delas, segundo os avaliadores, têm real potencial de inserção no mercado. Parte das equipes demonstrou interesse em continuar o desenvolvimento de suas ideias.

Para o professor Alfredo, eventos como este cumprem um papel essencial para desenvolver a cultura do empreendedorismo e da inovação dentro da universidade - “Meu sonho é que um dia falar de inovação e empreendedorismo seja tão natural quanto falar de pesquisa e extensão”.

A professora Samara destaca que o projeto Progress3Bio teve início em 2019 com o objetivo de tornar os alunos protagonistas do seu processo de aprendizagem. Com o passar dos anos, o projeto evoluiu e se tornou uma disciplina certificadora e extensionista. “O PROGRESS3BIO mostra o potencial dos alunos do núcleo profissionalizante da engenharia em aplicar conhecimentos interdisciplinares na construção de soluções reais. Por ser extensionista, permite que eles saiam da universidade e compartilhem conhecimento com estudantes do ensino médio, promovendo a criatividade, o pensamento lateral e técnicas como Design Thinking e Aprendizagem Baseada em Projetos”, explica Samara.

“Sem dúvida, é um projeto inovador, que muda trajetórias e mostra que o empreendedorismo e a inovação não são apenas possíveis — são essenciais.”

A UTFPR Dois Vizinhos parabeniza professores e estudantes envolvidos em ambas disciplinas.

Fonte: Assessoria de Imprensa
 
 
 

Dois Vizinhos - PR

Desenvolvido por Grupo Mar Virtual