Dia dos Namorados: Muito amor para dar, gastando pouco
Sondagem da Fecomércio PR e Sebrae/PR mostra que 47,1% dos paranaenses vão presentear alguém especial no próximo Dia dos Namorados. O percentual é praticamente o mesmo do ano passado, quando 47% dos apaixonados pretendiam fazer um agrado para o parceiro ou parceira. Os paranaenses já foram mais românticos, uma vez que estes são os piores percentuais da série histórica da pesquisa, iniciada em 2016.
“De acordo com a série histórica da pesquisa, a intenção de presentear teve seu auge durante a pandemia e nos últimos dois anos está na casa dos 47%. A tendência de pagamento à vista vem se consolidando, principalmente através do Pix, o que influencia na diminuição do endividamento dos paranaenses”, comenta o coordenador de Desenvolvimento Empresarial da Fecomércio PR, Rodrigo Schmidt.
Os homens são os que mais presenteiam no Dia dos Namorados e, neste ano, serão 50,6%, ante 44,1% de mulheres. Os motivos para as mulheres não presentearem evidenciam a diferença salarial ainda existente e a tradição masculina de cortejar através de presentes.
Enquanto entre os homens a principal razão para não presentear é não ter uma namorada ou companheira, com 70,1% das justificativas, entre as mulheres esse motivo corresponde a 54,4%. Muitas mulheres alegam que não costumam comemorar a data, com 15,8%, ante 11,5% dos homens. E 11,4% delas decidiram não presentear por estarem desempregadas ou por dificuldades financeiras, enquanto apenas 6,9% dos homens estão nessa condição.
TÍQUETE MÉDIO
O tíquete médio caiu 2,7% este ano e ficou em R$ 157,86. Entre as mulheres, o valor médio do presente será de R$ 136,51 e entre os homens será mais alto, de R$ 179,55.
A maioria das mulheres, 34,8%, vai comprar itens até R$ 100,00. Já a maior parte dos enamorados do sexo masculino, 28,4%, pretende gastar entre R$ 151,00 e R$ 200,00 e uma parcela considerável de 19,3% vai investir mais de R$ 300,00 no presente para a amada, em contraposição à restrita parcela de 1,1% de mulheres.
TIPO DE PRESENTE
Perfumes e cosméticos são os tipos de presentes mais mencionados neste ano, com 37,9%, superando pela primeira vez roupas e calçados, que concentram 30,5% das menções de compra (os entrevistados poderiam citar mais de um tipo de presente).
As mulheres presentearão itens de vestuário, com 37,5%, e perfumaria, com 34,1%, além de comidas e bebidas, com 18,2%. Já os homens devem focar principalmente em perfumes e cosméticos, com 41,6%, e em um jantar romântico, com 29,2%.
Mas não conte isso para ninguém, pois a maioria dos namorados (52,8%) prefere ser surpreendida, sobretudo os homens (55,7%). Contudo, na “wish list” feminina constam, em primeiro lugar, roupas, bolsas e calçados (23,3%), perfumes e cosméticos (18,9%), joias (15,6%), jantar (11,1%) e flores (8,9%), entre outros itens.
Já os homens preferem ganhar itens de vestuário (17%), perfumes e cosméticos (9,1%), jantar (9,1%), dinheiro para comprar o que quiser (9,1%), além de viagem (8%) e eletrônicos (8%).