Departamento de Cultura valoriza a tradição sulista com oficina gratuita de acordeon

18 de dezembro de 2025    263 views

Desde agosto de 2025, o Departamento de Cultura de Dois Vizinhos passou a oferecer à comunidade a Oficina de Acordeon, um instrumento que carrega história, identidade e emoção, especialmente para nós que somos do Sul do país.

O acordeon, também conhecido como gaita ou sanfona, é um dos maiores símbolos da cultura sulista. Presente em festas típicas, bailes, encontros familiares e manifestações culturais, o instrumento representa tradição, pertencimento e memória, passando de geração em geração e mantendo viva a musicalidade do nosso povo.

As oficinas são conduzidas pelo Professor Henrique Merigo, que compartilha técnica, sensibilidade e amor pela música. Em 2025, os encontros aconteceram na Biblioteca Pública Municipal, com atividades realizadas uma vez por semana, em um espaço que une cultura, aprendizado e convivência.

Atualmente, a oficina de acordeon conta com 4 turmas ativas, demonstrando o sucesso da iniciativa e o interesse da população por essa modalidade cultural tão representativa.

Mesmo sendo uma oficina recente, o trabalho já começou a dar frutos. Na noite da última quarta-feira, o Professor Henrique Merigo, juntamente com dois alunos da oficina, realizou a primeira apresentação artística do grupo, durante a abertura do evento Alegria Natalina da ACEDV/CDL, na Praça da Amizade, em Dois Vizinhos.

Para acompanhar mais informações sobre oficinas, atividades e novidades do Departamento de Cultura, siga a página no Instagram: @culturadvz

Fonte: Assessoria de Imprensa
 
 
 

Dois Vizinhos - PR

Desenvolvido por Grupo Mar Virtual