Começou a peregrinação no Caminho de Santiago em Dois Vizinhos
Na manhã de sábado, 26, iniciou a primeira peregrinação do Caminho de Santiago de Dois Vizinhos. Os 100 caminhantes se reuniram em frente à Paróquia Santo Antônio de Pádua às 6h, receberam instruções, fizeram uma prece e partiram para os 171 quilômetros que serão cumpridos até o dia 2 de agosto. Logo em seguida, na Capela de Santiago, o Padre Dilonei Pedro Müller fez a benção de envio. O grupo seguiu junto somente até o almoço do sábado. Em seguida, os peregrinos foram divididos em dois grupos de 50 pessoas que voltam a se reunir somente no último trecho.
Os trajetos dos grupos serão os seguintes:
Grupo 1: No sábado, dia 26 de julho, a saída será da Matriz Santo Antônio com destino ao Alto Empossado, em um trajeto de aproximadamente 24 quilômetros. No domingo, dia 27, os participantes seguem do Alto Empossado até São Valentim, percorrendo 25,8 quilômetros. Na segunda-feira, 28 de julho, o caminho continua de São Valentim até a comunidade Fazenda Mazurana, com um percurso de 21 quilômetros. Na terça-feira, dia 29, a caminhada segue da Fazenda Mazurana até São Miguel do Canoas, em um trajeto de 18,7 quilômetros. Na quarta-feira, 30 de julho, o deslocamento será de São Miguel do Canoas até Santa Terezinha, totalizando 24,2 quilômetros. Na quinta-feira, 31 de julho, os peregrinos caminham de Santa Terezinha até São Pedro dos Poloneses, com a maior distância do percurso: 29,7 quilômetros. Na sexta-feira, 1º de agosto, a rota vai de São Pedro dos Poloneses até Linha Tartari, em um trecho de 23,6 quilômetros. Por fim, no sábado, 2 de agosto, a caminhada se encerra com o trajeto de Linha Tartari de volta à Matriz Santo Antônio, completando os últimos 4,4 quilômetros do percurso.
Grupo 2: No sábado, 26 de julho, a saída será da Matriz Santo Antônio com destino à comunidade de Quatro Irmãos, em um percurso de 17,7 quilômetros. No domingo, 27 de julho, os caminhantes partem de Quatro Irmãos e seguem até Colônia Nova, totalizando 27,4 quilômetros. Na segunda-feira, 28 de julho, o trajeto vai de Colônia Nova até a comunidade Linha Santo Antônio, com uma distância de 17,3 quilômetros. Na terça-feira, 29 de julho, a caminhada continua de Linha Santo Antônio até São Francisco do Bandeira, em um percurso de 21,3 quilômetros. Na quarta-feira, 30 de julho, a rota segue de São Francisco do Bandeira até o campus da UTFPR, com um deslocamento de 24,7 quilômetros. Na quinta-feira, 31 de julho, os participantes caminham da UTFPR até a comunidade Flor da Serra, percorrendo 28,3 quilômetros. Na sexta-feira, 1º de agosto, o trajeto será de Flor da Serra até Boa Vista do Chopim, com uma distância de 24,6 quilômetros. Por fim, no sábado, 2 de agosto, o grupo retorna de Boa Vista do Chopim para a Matriz Santo Antônio, encerrando o percurso com mais 10,1 quilômetros.