Casa da Paz inaugura primeira etapa da nova sede em Dois Vizinhos
A Casa da Paz de Dois Vizinhos, que completou 30 anos neste mês, inaugurou, na tarde de ontem, domingo, 18, a primeira etapa de sua nova sede, coincidindo com a celebração de 30 anos de dedicação ao acolhimento e desenvolvimento de crianças em situação de vulnerabilidade social.
O evento contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o prefeito Carlinhos Turatto, o secretário de Estado do Desenvolvimento Social e Família, Rogério Carboni; os deputados estaduais Pedro Paulo Bazana, que destinou R$ 1 milhão para a obra, e Luis Corti; representantes dos deputados Paulo Litro, Adão Litro, Matheus Vermelho, Nelci Vermelho e Luciana Rafagnin; a secretária de Assistência Social e primeira-dama Cátia Bonin, o padre Itacir Francischina, que abençoou as novas instalações, o presidente da ACEDV, Saulo Matos, os secretários Nilton Tega, Carlos Mangini e Neri Machado, os vereadores Osmar Camargo e Miguel Mantovanello, além da diretoria da Casa da Paz, vereadores e membros da comunidade e de Clubes de Serviço, como o Lions Clube.
O presidente da entidade, Valmor Dalmora, expressou sua gratidão: "Quando todos andam de mãos dadas, as obras acontecem. Agora, vamos poder fortalecer e melhorar o atendimento para as crianças. Com certeza, todas as crianças que já passaram ou vão passar pela entidade terão um futuro melhor."
Na ocasião, foram realizadas homenagens da entidade para voluntários e autoridades em alusão aos 30 anos da Casa da Paz. Também, o deputado Bazana trouxe de Curitiba da Assembleia Legislativa, menções honrosas para os ex-presidentes da Casa da Paz e ex-diretores da entidade. Depois da inauguração, o bispo Dom Edgar Xavier Ertl, presidiu a missa de ação de graças na Paróquia Santo Antônio de Pádua e foi realizada uma confraternização no Centro Comunitário Santo Antônio de Pádua, com homenagens a clubes de serviços do município e imprensa. Nesta segunda-feira, ao meio dia a comemoração foi com as crianças da Casa.
Atualmente, a Casa da Paz atende 130 crianças de 4 a 12 anos no contraturno escolar, oferecendo alimentação, oficinas e atividades culturais. Com a nova sede, localizada no Bairro Margarida Galvan, a capacidade de atendimento deverá aumentar para 250 crianças, ampliando o impacto positivo na comunidade.
O total da obra gira em torno de quatro milhões, neste primeiro momento foi conseguido viabilizar apenas um milhão. Com isso foi divido a obra em três etapas. O próximo passo agora é conseguir um milhão e meio para a construção da segunda etapa, que virá também do governo do Estado e para a terceira etapa vem da Itaipu para a área esportiva. A previsão é que, em aproximadamente um ano, a obra seja concluída, permitindo que a Casa da Paz passe a atender em sua nova sede.
Fotos: Sidney Cattani - Casa da Paz