Caminho de Santiago Dois Vizinhos começa ser sinalizado
Na quinta-feira, 06 de junho, Dois Vizinhos literalmente “deu mais um passo” na concretização do seu próprio Caminho de Santiago. Membros da diretoria da Associação Santiago de Dois Vizinhos, representados por Ronaldo de Souza, Idalino Candiotto e João Amadei, juntamente com a equipe composta por Sérgio, Alberi e “Palito”, iniciaram o processo de instalação das placas indicativas ao longo da rota. Mais de 50 placas e seus respectivos palanques foram fixados, delineando o percurso da rota peregrina.
O empresário Gilson Tedesco, padrinho do caminho, cedeu a camionete que conduzia o material. As equipes se dividiram nas tarefas, enquanto uma frente perfurava os buracos, outra fixava as placas nos palanques e a terceira os palanques nos buracos. A equipe percorreu cerca de 50 km (o trecho completo mede 162,5 km) das 8h às 18 horas.
O roteiro do primeiro dia de instalação das placas começou pelo trecho número 1, partindo do final do trecho urbano, no Bairro São Francisco Xavier. O percurso seguiu pelas comunidades de Santo Isidoro, São Roque, Quatro Irmãos, Alto Empossado, São Pedro do Sul, Santa Lúcia, Colônia Nova, e finalizou o dia em São Valentim.
A expectativa é que em breve Dois Vizinhos se consolide no roteiro turístico religioso mundial, recebendo não apenas peregrinos, mas também caminhantes esporádicos, esportistas, maratonistas, cavaleiros, ciclistas, motociclistas, jipeiros, trilheiros, corredores, entre outros. Esse anel de integração, que percorre cerca de 30 comunidades duovizinhenses, é visto como um grande marco para o desenvolvimento turístico do município.
O esforço coletivo da Associação Santiago de Dois Vizinhos e o apoio da comunidade local estão transformando um sonho em realidade. A instalação das placas indicativas é apenas uma etapa do projeto grandioso que promete trazer muitos benefícios para o município e sua população, fomentando o turismo e renda, e fortalecendo a identidade cultural e religiosa da região.