Dengue em Dois Vizinhos será diagnosticada por sintomas
Em resposta à situação atual, a Secretaria de Saúde de Dois Vizinhos adota medidas para identificar casos leves de dengue com base nos sintomas, seguindo protocolo do Ministério da Saúde e restringindo a coleta de sangue a gestantes e pacientes hospitalizados.
A definição de caso suspeito inclui pessoas que vivem em áreas onde se registram casos de dengue (ou presença do mosquito Aedes aegypti). Os suspeitos são aqueles que apresentam febre e duas ou mais das seguintes manifestações: náusea, vômitos, exantema, mialgias, artralgia, cefaleia, dor retro-orbital, petéquias ou leucopenia. Também pode ser considerado caso suspeito toda criança proveniente de (ou residente em) área com transmissão de dengue, com quadro febril agudo, usualmente entre 2 e 7 dias, e sem foco de infecção aparente.
A Secretaria de Saúde informa que essa medida visa otimizar os recursos e priorizar o atendimento aos casos mais graves, garantindo uma resposta eficaz diante do aumento de incidência da doença na cidade. A Secretaria reforça a importância da colaboração da população e destaca que a decisão segue as diretrizes das autoridades de saúde para enfrentar a epidemia de dengue com eficiência e eficácia.