Continuam as Ações de Conscientização do Maio Amarelo em Dois Vizinhos
‘Paz no trânsito começa por você’ é o tema da Campanha Maio Amarelo 2024.
Em Dois Vizinhos as Ações tiveram início no dia 10, na Praça da Amizade e seguem sendo promovidas pela Polícia Militar, Polícia Civil e o Departamento Municipal de Trânsito (DEPTRAN).
O objetivo é promover a conscientização e chamar a atenção da sociedade para a importância da segurança no trânsito.
Na semana passada, dos dias 14, 15 e 16, foram ministradas cinco palestras em Escolas Municipais de Dois Vizinhos. Esteve a frente a Policial Militar Cb. Vania.
Foi realizada a entrega de panfletos educativos para crianças e seus pais, além de brincadeiras lúdicas sobre as placas de sinalização.
No dia 13, a sede da 2ª Cia. recebeu a visita de 58 crianças de duas escolas do interior de Dois Vizinhos, em alusão ao MAIO AMARELO. Elas tiveram a oportunidade de conhecer as instalações da Polícia Militar, falar no rádio comunicador, andar de viatura e principalmente aprender mais sobre o trânsito, como a importância de utilizar o cinto de segurança e o capacete. A ROTAM também apresentou sobre policiamento, materiais e viatura. As crianças ainda fizeram um lanche junto com os policiais e receberam mimos conseguidos por doações de diversas empresas do município.
As Ações se estendem até o final do mês. Nessa quinta-feira, 23, tem visita idosos e dia 27, vai acontecer outra blitz educativa com crianças.
PORQUE EXISTE A CAMPANHA
O Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização para a redução de mortos e feridos no trânsito criado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária após a primeira Década de Ação para Segurança no Trânsito, estipulada em maio de 2011 pela Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU).
A partir daí, o movimento nasceu com a proposta de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo, principalmente, no Brasil.
Por isso, durante todo o mês de maio, são realizadas ações e atividades com o objetivo de colocar em pauta o tema da segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada.
Essas ações também têm o objetivo de orientar os motoristas, ciclistas, pedestres, passageiros do transporte público e todos os demais usuários das vias, sobre a importância de respeitar as leis de trânsito e adotar medidas de segurança e empatia com as demais pessoas.