Secretaria de Saúde reativa o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional
O Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEA), esteve no reunido com o Prefeito de Dois Vizinhos, Carlinhos Turatto.
A reunião foi no gabinete, na última semana. Na ocasião o prefeito fez a assinatura do termo de compromisso no qual mantem o Conselho e os programas nele, ativos no município.
O Conselho atua diretamente com questões relacionadas a garantia do direito humano à alimentação adequada.
O município de Dois Vizinhos, desde 2014, possui a adesão ao sistema nacional, desta forma está anos luz a frente e apto a receber todos os programas de segurança alimentar.
Vale frisar que para ter acesso e poder oferecer esses programas só é possível se o município estiver inserido no sistema nacional através do COMSEA.
Hoje Dois Vizinhos possui a adesão em quatro programas, sendo eles: panificadora escola, horta na escola, PAA e compra direta.
O COMSEA Municipal é composto por 18 membros, titulares e suplentes, dos quais dois terços de representantes da sociedade civil, cabendo a representante deste segmento exercer a presidência do conselho, e um terço de representantes governamentais, sendo que o presidente tem que ser obrigatoriamente não governamental.
O atual presidente do COMSEA é o Professor Gilberto da Silva – da entidade Guarda Mirim e de vice ficou a Vice-Presidente da AMEDV Neuza Marafon, dentro do conselho é a representação de três secretarias, todas voltadas a segurança alimentar: Secretaria de Desenvolvimento Rural, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, Secretaria de Assistência Social e Cidadania e Secretaria de Saúde.
A fome e a pobreza são as maiores causas das violações dos direitos humanos, e garantir um ambiente político, social e econômico estável, implica na implementação de políticas públicas para erradicar a pobreza.
Conforme Rita de Cassia Menegon Kapasi – da Secretaria estadual de agricultura e abastecimento (SEAB), manter esse conselho ativo significa um passo adiante ao enfrentamento à insegurança alimentar no município de Dois Vizinhos, sendo a alimentação fundamental para o desenvolvimento de habilidades na cultura, educação e convivência comunitária.