Núcleo de Turismo quer despertar o interesse turístico em visitantes e empresários

18 de maio de 2023    773 views

Nesta sexta-feira, 19, a partir das 7h30, o Núcleo de Turismo e Gastronomia da Associação Empresarial de Dois Vizinhos (ACEDV/CDL) em parceria com o Plano de Desenvolvimento Local DV 2030 promovem o Encontro Microrregional do Turismo.  

O evento vai contar com a participação de autoridades políticas e de qualquer pessoa que tenha interesse em trabalhar com o segmento.

“Esse encontro vem sendo pensado há alguns meses, visitamos os prefeitos vizinhos, presidentes das Associações Comerciais (ACEs) e vimos a necessidade de trazer nossos representantes políticos para falar sobre o turismo, pois precisamos de recursos. O encontro vai, justamente, mostrar para Dois Vizinhos e região que o Núcleo juntamente com a ACEDV/CDL, por mais que algumas ações não sejam perceptíveis, está plantando uma sementinha, semeando, pouco por pouco, para colhermos no futuro. Hoje temos um nucleado, por exemplo, o Hotel Lago Dourado, que fez um investimento muito bonito, tem mais gente querendo investir, precisamos alinhar, fortalecer questões com o poder público e o encontro veio para isso, para mostrarmos que as coisas estão acontecendo e que precisamos do poder público do nosso lado”, disse Guilherme Biesek, coordenador do Núcleo.

“O evento é aberto ao público, quanto mais pessoas vierem, melhor. Vamos receber os representantes do legislativo, do executivo, deputados federais e estaduais, presidentes de ACE’s e empresários envolvidos ou que tenham interesse no segmento. Precisamos mostrar que em Dois Vizinhos também está acontecendo turismo”, completou.

Apanhado histórico...

Luiz Carlos Peretti, coordenador do Plano Dois Vizinhos 2030, falou sobre como o assunto começou a ser debatido com mais ênfase. “Em 2019, dentro do eixo de vocações econômicas do DV 2030, discutíamos as prioridades e uma delas foi o turismo. Alguns nos chamavam de doidos, indagavam como íamos ter turismo aqui, mas se olharmos para diversas localidades o turismo foi criado naqueles locais e hoje você tem diferenciais. Até ontem, o secretário da ministra do turismo, Daniela Vaguinho, comentou que o Brasil, nos primeiros quatro meses, recebeu 2,5 milhões de turistas que deixaram muito dinheiro aqui, mas se olharmos o que os europeus recebem lá, não é nada. O turismo precisa ser trabalhado no Brasil como um todo. A França tem 10% do PIB atrelado ao turismo e por isso tivemos essa ideia de explorar o que nós temos”, resumiu.

Ele detalhou ações que foram realizadas. “Somente participando se percebe os avanços. Quando começamos, não tínhamos nem o conselho de turismo, uma pasta dentro do município. Tivemos que criar rapidamente para, justamente, fazer parte do IGR através da agência de desenvolvimento regional e para entrar no mapa do Estado. Depois foi feito o inventário, criamos uma lei de incentivo junto com o poder público, temos o mapa turístico, tivemos a conferência e definimos três roteiros. Identificamos nossos pontos fortes que podem ser explorados mas, evidentemente, que vai precisar de investimentos. Existem empreendedores que querem melhorar o investimento para atrair mais gente, mas a ideia é criar, como vimos em Maringá, uma agência para comercializar roteiros. A agência de desenvolvimento está fazendo algumas experiências para contribuir, mas precisamos criar datas, roteiros e se não tivermos alguém trabalhando nisso talvez demore um pouco mais”, conclui.  

Fonte: Assessoria de Imprensa ACEDV
 
 
 

Dois Vizinhos - PR

Desenvolvido por Grupo Mar Virtual