Município é aclamado pelo estado e é detentor de inúmeros títulos de nível estadual, nacional e da América Latina
Não é à toa que Dois Vizinhos possui o título de Capital Nacional do Frango, e desde dezembro de 2022, através da uma indicação do Deputado Paulo Litro, aprovado em assembleia, também é detentor do título de Capital do Agronegócio do Sudoeste do Paraná.
Mas o município não para por aí. Também por anos está no pódio como município de maior abatedouro da América Latina, em número de animais abatidos dia, cerca de 560 mil aves, média mensal de aproximadamente 13.900.000 (treze milhões e novecentos mil), conquista esta adquirida por intermédio da BRF. Sendo assim, Dois Vizinhos é o município mais aclamado dentro do Estado em todas as áreas da avicultura.
Com base nisso, na ultima segunda-feira, 27 de março, o Secretário de Desenvolvimento Rural, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, José Carlos Ventura Junior – o Juninho, participou, na capital do Estado, de duas importantes reuniões, sendo uma de transição de pose do Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Estado do Paraná (Sindiavipar), e outra com o Governador do Estado, Carlos Massa Ratinho Junior, nas dependências do Palácio Iguaçu. Alguns dos assuntos abordados neste encontro foram sobre:
ASSUNTOS HÍDRICOS
TRIBUTOS AOS AVICULTORES
SANIDADE ANIMAL
TARIFA RURAL NOTURNA: subsídio e ou, incentivo ofertado pelo Governo do Estado, à produtividade no campo, mediante desconto de 60% na tarifa de energia elétrica utilizada para a produção entre 21h30 e 6h, voltada às unidades consumidoras do meio rural em conformidade com os critérios previstos pela legislação vigente. Esse subsidio foi instituído por meio da Lei Estadual 19.812/2019, e o consumo é limitado até 6.000 kWh/mês por unidade consumidora. O qual, em conversa junto ao Governador e ao presidente do Sindicato, ambos sinalizaram que provavelmente esse incentivo vai se manter por mais 1 ano, sem cobrança adicional da tarifa.
Dois Vizinhos, conta hoje com mais de 41 mil hectares, e além de ser referência na América Latina de maior abate frangos/dia, também é destaque a nível estadual como município de maior número de aviários instalados: 523, sendo 151 de ovos e 372 de corte. Em relação ao número de avicultores, hoje, “a Capital Nacional do Frango”, conta com 271 avicultores, sendo: 39 de ovos e 232 de corte, ganhando assim mais um destaque a nível estadual, como município que tem maior produção por metro quadrado.
“Em tudo que diz respeito a avicultura, ao frango, nós somos os líderes dentro do estado, e o Estado é líder dentro do País da América Latina. Além de sermos os detentores do título de Capital Nacional do Frango, hoje também somos a Capital do Agronegócio do Sudoeste do Paraná”, destacou o Secretário da Pasta da Agricultura, José Carlos Ventura Junior.
A arrecadação do município, 75% é proveniente a Agricultura, 33.57% da carne abatida dentro do Brasil vem do Estado do Paraná, ou seja, 1/3 da produção de frango é do estado do Paraná.