Dezembro Laranja 2022, é: “Não espere até sentir na pele”
Neste ano, com a diminuição dos casos de covid-19, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) retoma os atendimentos presenciais e gratuitos do Dezembro Laranja, campanha nacional de conscientização sobre o câncer de pele. A ação ocorrerá no dia 3 de dezembro, em diversas localidades espalhadas por todo o País!
No site https://www.sbd.org.br/dezembrolaranja/?, você pode realizar uma busca usando o CEP da sua residência e localizar o centro cadastrado para atendimento mais próximo a você!
Em Dois Vizinhos, segundo a Secretária de Saúde, Claudete Meurer, foram realizadas ações de prevenção e diagnóstico de todos os tipos de câncer, junto às campanhas do Outubro Rosa e do Novembro Azul. Por isso não será realizado nada específico agora em dezembro. Mas a orientação continua sendo a de que busque-se a informação, a orientação, procure a secretaria de saúde do município, agende uma consulta com a dermatologista, tire suas dúvidas e se proteja.
A mensagem central da campanha do Dezembro Laranja 2022, é: “Não espere até sentir na pele”.
Em 2019, ano em que foi realizada a última ação presencial, foram atendidas mais de 25 mil pessoas, em cerca de 130 postos, por todo o Brasil. Desde a sua implementação, em 1999, a iniciativa já beneficiou mais de 600 mil pessoas.
Neste 2022, além dos atendimentos oferecidos à população, a SBD ampliará sua presença nas redes sociais e na imprensa, fornecendo conteúdo diversificado (postagens e vídeos informativos, entrevistas, depoimentos, entre outros) e qualificado sobre como proteger-se de maneira adequada frente à exposição solar, seja nos momentos de lazer ou trabalho!
CÂNCER DE PELE
O câncer da pele responde por 33% de todos os diagnósticos desta doença no Brasil, sendo que o Instituto Nacional do Câncer (INCA) registra, a cada ano, cerca de 185 mil novos casos. O tipo mais comum, o câncer da pele não melanoma, tem letalidade baixa, porém seus números são muito altos.
A doença é provocada pelo crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele. Essas células se dispõem formando camadas e, de acordo com as que forem afetadas, são definidos os diferentes tipos de câncer. Os mais comuns são os carcinomas basocelulares e os espinocelulares, responsáveis por 177 mil novos casos da doença por ano. Mais raro e letal que os carcinomas, o melanoma é o tipo mais agressivo de câncer da pele e registra 8,4 mil casos anualmente.