Novo RG começa a ser emitido. Saiba quando atualizar o documento

26 de julho de 2022    496 views

Dentre os documentos reformulados pelo Governo Federal em 2022, está a Carteira de Identidade Nacional (CIN), também conhecida como RG (Registro Geral). Em suma, a versão atualizada do documento foi padronizada para todo país, visto que até então, cada estado podia gerar seu próprio número de identificação, o que por sua vez, colaborou com o alto número de fraudes. 

Diante disso, além de ser unificada para todo território nacional, a nova versão da carteira de identidade conta com outras medidas ligadas à segurança do documento, como a biometria obrigatória e a autenticação por meio do QR code. Ademais, também há alterações atreladas a um novo visual (nas cores verde e amarelo) e a informações adicionais, a exemplo, da presença do grupo sanguíneo e da identificação do titular como um doador de órgãos ou não. 
Por sua vez, as alterações de destaque se direcionam a adoção do padrão internacional MRZ, e a unificação das numerações do RG e do CPF. Entenda melhor no que consistem cada um das mudanças citadas, a seguir: 
•    Adoção do código MRZ: coloca a carteira de identidade nos padrões internacionais e permite o uso do documento na qualidade de passaporte, no caso de viagens para países integrantes do Mercosul; 

•    Unificação do RG e CPF: a identidade será emitida apenas com CPF (Cadastro de Pessoa Física), de modo que o referido número será o único registro presente no documento. 

Em quais estados é possível emitir o novo RG?
No último dia 27 de junho, o Governo Federal distribuiu a primeira remessa da Carteira de Identidade Nacional (CIN). Atualmente, nem todas as localidades dispõem da nova versão, de modo que, inicialmente, moradores de apenas oito  estados brasileiros poderão ter acesso ao documento. Confira em quais unidades federativas o novo RG está disponível: 
•    Acre;
•    Goiás;
•    Minas Gerais;
•    Paraná;
•    Pernambuco;
•    Rio Grande do Sul;
•    Santa Catarina; e
•    Distrito Federal.

Nestes estados, a emissão da CIN começa a partir de 4 agosto de 2022. Em relação às demais unidades federativas, o acesso deve ocorrer apenas no próximo ano. Lembrando que o prazo limite para adotar a versão atualizada vai até março de 2023. 

A troca do documento antigo pela nova versão é obrigatória?
Sobre este ponto, vale enfatizar que não é preciso realizar a troca imediatamente, até porque o governo estabeleceu que a transição entre o documento antigo e a nova versão ocorrerá de maneira gradual. Sendo assim, foram determinados longos prazos de validade para a atualização da carteira de identidade. Confira: 

•    Cidadãos com idade entre 0 e 12 anos terão 5 anos para solicitar a nova versão;

•    Cidadãos com idade entre 13 e 60 anos terão 10 anos para solicitar a nova versão

•    Cidadãos com idade acima de 60 anos terão a versão antiga válida por tempo indeterminado.

Em Dois Vizinhos 
Para quem reside em Dois Vizinhos, deverá solicitar o novo RG através da Agencia do Trabalhador, mas é necessário agendar seu atendimento através do site https://www.policiacivil.pr.gov.br/ - clicar em Serviços, depois em Carteira de  Identidade e 1ª Via. Clique em Solicitar, procure a cidade e preencha os dados do formulário.

Maiores informações 3536-1816 ou Rua Clevelândia, 674 – Centro Sul – proximidades ao Mercado Siega.
 

Fonte: www.jornalcontabil.com.br / com redação Tribuna dos Lagos
 
 
 

Dois Vizinhos - PR

Desenvolvido por Grupo Mar Virtual