Casa da Paz de Dois Vizinhos está prestes a iniciar as obras da sede própria
Gelson Lindner, chefe de gabinete do deputado Bazana; Lessir Canan Bortoli, fundador da Casa da Paz; João Carlos Ortega, Chefe da Casa Civil; Elzir Rossetti, Conselheiro da Casa da Paz; Sidiney Cattani, Presidente da Casa da Paz; Dr. Luciano Borges dos Santos, Diretor Geral da Casa Civil - em visita a SEDU.
No início de maio, foi anunciada a liberação de R$ 1 milhão, para a Associação Casa da Paz de Dois Vizinhos, viabilizados pelo deputado estadual Pedro Paulo Bazana (PSD) e confirmado pelo chefe da casa civil João Carlos Ortega.
O recurso será utilizado para a construção da sede própria da entidade, que hoje funciona em imóvel da Paróquia Santo Antônio de Pádua. O terreno da Casa da Paz, foi doado pelo Lions Clube de Dois Vizinhos em outubro de 2015, e foi trocado com a Prefeitura Municipal, por outro maior, localizado no Bairro Margarida Galvan (próximo a Associação de Proteção aos Autistas de Dois Vizinhos – APADV), onde será edificada a sede própria da entidade.
Segundo o Sidiney Cattani, presidente da entidade, estão sendo realizados alguns ajustes nos projetos, para se adequar às exigências do SEDU - Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas do Paraná, tudo será finalizado essa semana. Pois precisam assinar o convênio até 02 de julho, do contrário, só depois das eleições. Após a assinatura, vem a licitação. Porém Cattani, disse ao Tribuna dos Lagos que nos próximos dias será iniciada a terraplanagem e a parte que será feita com os recursos próprios, também será iniciada.
O projeto foi desenvolvido por engenheiros e arquitetos de forma voluntária e será dividido em três etapas, sendo a primeira construída com a verba liberada pelo deputado Bazana e as demais com recursos próprios da entidade, com promoções e doações da comunidade e também com auxílio de empresários locais. O novo espaço vai proporcionar aumento no número de atendimentos, estimando-se que 250 crianças passem a frequentar a entidade.
O projeto foi apresentado pelo deputado Bazana, pelo presidente da entidade Sidiney Cattani e pelo conselheiro Elzir Rossetti. O deputado elogiou o trabalho desenvolvido e destacou a importância de entidades como a Casa da Paz. A direção da entidade, por sua vez, agradeceu a liberação de recursos para realização do sonho da sede própria.
Toda a execução da obra será de responsabilidade da administração de Dois Vizinhos, que vai gerenciar os recursos. A viabilidade dos recursos por meio do deputado também contou com apoio dos vereadores Sandro Brunn (PSD) e Cledemir Mezzomo (PSC).
UM PEQUENO HISTÓRICO DA CASA DA PAZ
A Casa da Paz foi fundada em 1995, um dos idealizadores foi o Padre Lessir Canan Bortoli. A entidade sem fins lucrativos, até hoje funciona junto ao Centro Comunitário da Paróquia Santo Antônio e atende 130 crianças, com idade entre 4 e 12 anos, no contraturno escolar. Essas crianças são de famílias em situação de vulnerabilidade econômica, social e risco pessoal. A Casa da Paz oferece alimentação equilibrada e de qualidade e desenvolve várias ações, através de oficinas, atividades artísticas, culturais e de lazer que estimulem a descoberta e o desenvolvimento de seus talentos, habilidades e potencialidades, visando promover a cidadania, a solidariedade e o respeito mútuo, objetivando a inclusão social.