Faleceu na madrugada de hoje o radialista e empresário Valdir Pagnoncelli

11 de maio de 2022    521 views

Faleceu às 5h19, desta quarta-feira (11),  o jornalista, radialista e proprietário das rádios Educadora e Vizinhança FM, Valdir Luiz Pagnoncelli, aos 74 anos. Ele estava há anos lutando contra o câncer.

HISTÓRICO

Valdir Luiz Pagnoncelli nasceu em 27 de janeiro de 1948, em Sananduva, no Noroeste do Rio Grande do Sul. Aos 9 anos, mudou-se com a família para Dois Vizinhos, no Sudoeste do Paraná, onde reside até hoje.

Cursou a admissão e o ginásio no Seminário do Sagrado Coração de Jesus, em Ibicaré, Santa Catarina. Fez o curso clássico na Escola Apostólica de Pirassununga (SP). Morou em Curitiba por seis anos, formou-se em Letras na PUC-PR e em Ciências Econômicas na UFPR, com adaptação em Jornalismo. Foi professor na rede estadual de ensino por 15 anos.

Casou em 1975, com Marilda Orben, com quem teve 4 filhos: Giovani Giocondo, Giuliano Rafaelo (in memoriam) e as gêmeas Raquel Fernanda e Renata Francesca. Foi secretário da Prefeitura de Dois Vizinhos em três administrações. Fundou a Associação Comercial e Empresarial de Dois Vizinhos (Acedv) em 21 de abril de 1976, presidindo a entidade por sete anos.

Foi um dos fundadores e vice-diretor da Faculdade Vizinhança Vale do Iguaçu (Vizivali). Fundou a Rádio Educadora AM de Dois Vizinhos em 5 de agosto de 1977. Fundou a Rádio Vizinhança FM de Dois Vizinhos em 28 de novembro de 1991. Foi presidente da Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná (Aerp) na gestão 2001/2003. Entrou para o Rotary Club de Dois Vizinhos em 1976. Foi governador do Distrito 4640 do Rotary International na gestão 1996/1997.

Em 1990, entrou para a organização internacional The Friendship Fource. Através dessa organização, visitou países de cinco continentes do planeta, num programa de intercâmbio cultural com o lema “Um mundo de amigos é um mundo de paz”. Separou-se de Marilda e, em outubro de 2003, iniciou relacionamento com Elizete Aparecida Parzianello.

Valdir já fez alguns ensaios como escritor. Publicou a Revista História dos 25 anos e a Revista dos 40 anos da Rádio Educadora AM de Dois Vizinhos. Escreveu o livro sobre a “História dos 40 anos da Paróquia Santo Antônio de Pádua”, de Dois Vizinhos. Publicou a obra “História de Dois Vizinhos”, em parceria com Jaime Guzzo e Ivan Lovizon e colaborou na edição de “Saiba mais sobre Radiodifusão”, que trata da organização comercial de uma emissora de rádio. Em 2019 Valdir ainda fez a publicação do livro “A Ilha, Vestígios e Histórias no Rio Santana”, com registros históricos da região. Em 2022, lançou outra obra marcada por histórias da chegada dos imigrantes italianos no Rio Grande do Sul e sua sequência de contribuições para os caminhos da migração interna nacional que levou o povo Talian desbravar e colonizar a região sudoeste do Paraná, em especial da cidade onde o autor reside, Dois Vizinhos. O Livro Pai e Filho, Nani & Diro é uma autobiografia com muitos fatos históricos de relevância nacional, estadual e regional, além de revelar detalhes impressionantes sobre a vida do autor.

VELÓRIO

O velório será a partir das 10h00 na Unifas. A missa de corpo presente será às 16h00 e, em seguida, o corpo será cremado em Francisco Beltrão.

O prefeito Carlinhos Turatto (PP) concedeu entrevista para as rádios Educadora AM e Vizinhança FM e decretou luto oficial por três dias no município.

O grande amigo Jaime Guzzo também falou. “Conheci o Valdir em 1965, quando eu era prefeito. Ele era um garotão que trazia leite para a cidade. Depois disso, a amizade foi só aumentando. Valdir foi uma pessoa diferenciada, que trouxe para Dois Vizinhos desenvolvimento. Tinha uma cabeça cheia de pensamentos bons e iniciativas. A ele fica uma homenagem de todo o povo de Dois Vizinhos por tudo o que ele fez pela cidade. Fomos bons amigos, nos respeitando, recebendo conselhos um do outro. Que tenha o descanso eterno”, disse.

Fonte: Site Rádio Educadora AM - Dois Vizinhos
 
 
 

Dois Vizinhos - PR

Desenvolvido por Grupo Mar Virtual