Olvino Rochemback é homenageado com nome de rua em Dois Vizinhos
Na sexta-feira, 04 (março), o prefeito Carlinhos Turatto assinou a lei que cria a Rua Olvino Rochemback (substituindo a Rua Caracas). Roberto Rochemback, um dos filhos de Olvino, em sua rede social, agradeceu a atenção do prefeito e dos secretários, e em especial ao vereador Márcio da Silva por todo empenho e dedicação para tornar essa rua possível, bem como a todos os vereadores que aprovaram por unanimidade. Roberto, assim escreveu: “Honrar pai e mãe é um mandamento sagrado e fico imensamente grato em poder ver o nome escrito de meu pai em uma rua lateral em que hoje está a minha empresa. Todos os esforços que ele fez em vida, por nós e pela comunidade não foi em vão. Ajudou a construir a história deste querido município. Obrigado a todos pelo honroso reconhecimento e que as gerações futuras aprendam que o trabalho e a dedicação ao bem comum sempre prosperará”.
A seguir um breve relato da história de Olvino Rockembach, publicado no jornal da cidade no ano de seu falecimento:
BREVE BIOGRAFIA DE OLVINO ROCKEMBACH
Aos 29 dias do mês de novembro de 1942 nascia em General Carneiro seu Olvino Rockembach. Em terras de vento frio e talvez com pouca projeção de crescimento, seu Olvino não permaneceu muito tempo naquela região. Ainda bem jovem veio a Dois Vizinhos para trabalhar em uma serraria, que na época, final da década de 40, era um dos pontos fortes de trabalho por essa região.
Em Dois Vizinhos seu Olvino fez muitas histórias e também muitos amigos. Casou com Dona Judite, que da união tiveram 5 filhos: Rosinei, Leneci, Osmar, Roberto e Camila.
Teve o nome registrado em importantes trabalhos em Dois Vizinhos. Foi um dos fundadores do CTG Saudades do Pago. Enraizado nas lidas políticas e com o sangue Getulista que lhe corria nas veias, ajudou a fundar o MDB de Dois Vizinhos. Apesar disso tudo, nunca foi candidato. Nunca deixou de participar de reuniões políticas da cidade, de modo a declarar sempre seu apoio a candidatos que no seu ver buscaram sempre o progresso da cidade. Num tempo em que a política de verdade era resolvida numa conversa de bar, na roda de amigos e se transformava em lei.
Na terra de Dois Vizinhos seu Olvino ainda trabalhou pela Copel na Usina de Foz do Chopin, antes de iniciar sua longa carreira com empresa de radiadores. Com o auxílio de seu Mário Chaves aprendeu ofício e se tomou o pioneiro em arrumar radiadores na cidade. Deste ofício adquiriu o apelido de “alemão do radiador”. E ficou nesta função por quase 30 anos até se aposentar. Do CTG Saudades do Pago podemos recordar suas inúmeras participações na acolhida de tropeiros e no exímio conhecimento do arroz carreteiro. Neste aspecto acabou adquirindo troféus de destaque pela maneira com que preparava o prato. Mas sem dúvida, sua participação sempre tinha destaque no apoio do tradicionalismo e não apenas na diretoria da entidade.
No aspecto religioso ajudou a construir financeiramente algumas igrejas de nossa cidade, contribuindo sempre com donativos. Além de participar da organização de eventos da Igreja Imaculada Conceição quando mais jovem. Nos últimos tempos seu Olvino deixou um pouco de lado os trabalhos, tendo em vista os problemas de saúde que lhe acometeram. Mesmo assim nunca deixou de lutar. Enfrentou o câncer de pele, derrame, enfisema pulmonar além dos agravantes problemas cardíacos. Foram 10 anos de luta contra as doenças, enfrentando com coragem e buscando sempre transparecer serenidade diante dos fatos.
Era sem dúvida um pai zeloso, paciente e querido por muitos. Ajudou, com sigilo que lhe cabia, financeiramente muitas pessoas, não importando a raça ou religião. Amigos de longas datas relembram que às vezes seu Olvino deixava de levar comida para casa para ajudar outras pessoas. Por todo esse tempo nunca deixou apagar o seu espírito fraterno, seja com a família ou com quaisquer outras pessoas.
Depoimentos registrados na ocasião de sua morte:
+Nereu Carlos Massignan (EX -deputado estadual)
“Era um homem bondoso e muito coerente. Ele decidiu por um lado político e não mudava de opinião. Era um homem agradável e atencioso com todas as pessoas. Sempre foi atuante na política. Ajudou a fundar o antigo MDB da cidade”.
+José Ramuski Júnior (Ex-prefeito)
“Me dava muito bem com ele. Era uma pessoa honesta e leal, sempre tive uma excelente impressão dele. Era um homem aberto em que a gente podia confiar, coisas que atualmente é difícil de se achar".
Vereadores da época reconheceram o trabalho de seu Olvino
A Câmara de Vereadores de Dois Vizinhos enviou ofício de condolências à Família Rochemback pela passagem do falecimento, através de dos vereadores Emerson Dalpasqual e Dr. Janino Hablich, com apoio dos demais vereadores. De acordo com o ofício, “a vida nos ensina a viver com perseverança e suportar as dificuldades que se apresentam, diante da dor que todos sentem, especialmente a família, queira receber a solidariedade e a manifestação de apoio da Câmara de Vereadores”. O ofício encerra dizendo que “Deus vos abençoe e dê a todos o conforto e a paz que necessitamos”.