Uninter Dois Vizinhos recebeu estrangeiros para prova da língua portuguesa
Na sexta-feira, 11, estiveram no Polo da Uninter Dois Vizinhos, realizando prova, os estrangeiros, alunos da professora Ana Justa de Mendonça, do PSIELPE – Projeto Social Intercultural de Ensino da Língua Portuguesa para Estrangeiros.
Além dos cinco estrangeiros residentes em Dois Vizinhos, fizeram a prova também outros alunos da Uninter que residem em estados como Santa Catarina, Rio Grande do Sul e vieram também estrangeiros que moram em outras cidades do Paraná, ao todo 14 alunos realizaram a prova.
O projeto que é disponibilizado através do Polo da Uninter Dois Vizinhos, desde 2019, é inédito para Dois Vizinhos e região. O objetivo é auxiliar estrangeiros, refugiados ou não, a aprenderem o português, facilitando sua comunicação no país onde estão residindo, em diversas situações seja no trabalho ou na vida pessoal.
O mesmo foi criado pela professora Ana Justa de Mendonça, que era aluna da Uninter, e tinha amigos estrangeiros. Na época, sensibilizada pelo fato das dificuldades que eles tinham com a língua portuguesa, desenvolveu o projeto e teve todo o apoio da proprietária do Polo Dois Vizinhos, Sirlei Freitas Talau.
Esse ano participaram do curso estrangeiros do Haiti, da Arabia, Senegal, Egito, Síria, Paquistão e Marrocos.
As aulas são gratuitas e acontecem ao vivo, de forma online e para aqueles que residem na cidade, podem ir até o polo tirar as dúvidas. A prova é realizada no Polo da Uninter Dois Vizinhos de forma presencial.