Cemitérios Municipais de Dois Vizinhos estão recebendo melhorias
A aproximação do Dia de Finados aumenta a circulação de pessoas nos cemitérios, para providenciar a limpeza dos túmulos de seus entes queridos ali sepultados.
Em Dois Vizinhos, além dos familiares, as equipes da administração municipal, a pedido do Prefeito Carlinhos Turatto, estão realizando melhorias no entorno e no interior do Cemitério Norte e do Cemitério Sul, conforme informou o Secretário de Desenvolvimento Rural, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, José Carlos Ventura Júnior – Juninho.
Na parte interna estão sendo realizados trabalhos como limpeza geral, colocação de pedra brita, reforma de banheiros e da casinha do zelador, pinturas, etc.
No Cemitério Norte foram instaladas câmeras de vigilância para segurança do local. Do lado externo estão sendo refeitos os passeios, meio fio, adequação para escoamento de água da chuva e plantação de muitas árvores. Juninho destacou a participação das Secretarias Municipais de Viação, Obras e Serviços Urbanos e da Secretaria de Planejamento e Ações Estratégicas.
O Secretário ainda esclareceu a respeito das construções nos cemitérios municipais, que devem obedecer às normas da Lei n. 1931/2014 e das leis n. 2474 e 2495, de 2021. Segundo estas leis, as construções somente poderão ser executadas, nos cemitérios municipais, mediante requerimento protocolizado ao Setor de Protocolo da Prefeitura Municipal de Dois Vizinhos, dirigido a Secretaria de Desenvolvimento Rural, Meio Ambiente e Recursos Hídricos. E mais, que os credenciados e seus ajudantes somente terão ingresso nos cemitérios nos horários em que estes estiverem abertos ao público, vedada a execução de quaisquer serviços aos sábados, domingos e feriados.
Juninho ainda informou ainda, que está em fase final a construção do ossuário público do Cemitério Norte, providência esta tomada em face ao pouco espaço restante para construção de túmulos. Uma vez concluída a obra, ali serão postos os restos mortais existentes naquelas sepulturas que, mediante criterioso levantamento, evidenciarem característica de abandono. Antes, porém, serão feitas amplas publicações nos meios de comunicação em geral, a respeito das possíveis exumações, para que a população tome conhecimento, especialmente os parentes dos mortos, e assim possam se manifestar.