São Jorge D´Oeste inicia testagem em massa da população
A partir desta quarta-feira (14), a prefeitura de São Jorge D´Oeste passa a oferecer à população a possibilidade de fazer um teste rápido (do tipo antígeno) para detecção do coronavírus. Qualquer morador da cidade, com prioridade para aqueles que ainda não tenham recebido as duas doses da vacina contra o Coronavírus ou que ainda não tenham sido infectados pelo vírus, podem procurar a unidade Sentinela que oferece entrada lateral e uma tenda montada ao lado de fora com a estrutura de cobertura e cadeiras para recepcionar a população. O atendimento será feito de segunda a sexta, das 07h30 às 11h30 e das 13h00 às 17h00. O resultado sai em 15 minutos.
De acordo com a Prefeita Leila da Rocha, foram comprados 2 mil e 500 testes rápidos, mas há possibilidade de adquirir mais, a depender da participação da população. A cidade tem mais de 9 mil habitantes.
Os testes que serão ofertados gratuitamente a população foram adquiridos através de convênio via Associação Regional de Saúde de Francisco Beltrão, ao valor de R$ 8,00 a unidade. Os mesmos testes oferecidos, se fossem feitos em laboratórios particulares custam em média R$ 150,00 reais cada.
Para a prefeita de São Jorge D´Oeste, Leila da Rocha a intenção é a “testagem em massa”. “O nosso objetivo é testar a todas as pessoas, mesmo as assintomáticas, pois o quanto antes detectarmos pessoas positivadas, mais rapidamente serão tratadas e colocadas em isolamento evitando que outras pessoas sejam contaminadas e garantindo rapidez no tratamento” , comenta a prefeita Leila.
O Secretário de Saúde Dr Ampelio Parzianello explica ainda que a pessoa que testar positivo e estiver assintomática “receberá todas as orientações e iniciará o isolamento social em casa”.
“Se estiver com os sintomas, será encaminhada para a consulta médica na Unidade Sentinela, será orientada e terá acesso aos medicamentos, se houver necessidade”, informou o Secretário.
Desde o início da pandemia até agora, 1482 pessoas foram infectadas e a cidade registrou 31 mortes.