Dois Vizinhos terá Conselho Municipal de Imigrantes
O órgão vai fazer parte da Secretaria de Assistência Social e terá membros de diversas entidades. A começar por representantes do Poder Público e sociedade civil, e contará com os seguintes titulares e respectivos suplentes:
I - 1 (um) representante da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, que responderá pela Secretaria Executiva;
II - 1 (um) representante da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Científico, Tecnológico e de Turismo;
III - 1 (um) representante da Chefia de Gabinete do Executivo Municipal;
IV - 1 (um) representante da Secretaria Municipal de Educação;
V - 1 (um) representante da Secretaria Municipal da Saúde;
VI – 1 (um) representante de associação de imigrantes;
VII – 1 (um) representante da empresa BRF Brasil Foods – Unidade de Dois Vizinhos;
VIII – 1 (um) representante da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR de Dois Vizinhos.
IX – 01 (um) representante da empresa Inspeção de Alimentos Halal de Dois Vizinhos
X – 01 (um) representante da fé islâmica, indicado pela Mesquita de Dois Vizinhos.
Os membros ainda não foram nomeados. A Lei que institui a Política Municipal para a População Imigrante e cria o Conselho Municipal de Imigrantes (CMI), foi sancionada pelo prefeito de Dois Vizinhos, Carlinhos Turatto, na semana passada após ter sido votadas por unanimidade na Câmara Municipal.
Na opinião do chefe de gabinete, Bruno Lima, o CMI é de extrema importância para que seja utilizado como ferramenta de construção de políticas públicas voltadas para pessoas estrangeiras que residem em nosso município. “Atualmente Dois Vizinhos tem um número bem considerável de estrangeiros. Alguns vêm para trabalhar, outros para estudar. Uma parte vem pela proximidade com a tríplice fronteira, e outra parte ainda, para juntar-se aos seus familiares que aqui fixam residência no município”, expressou Dr. Bruno ao Tribuna dos Lagos.
Ainda segundo Dr. Bruno Lima, os estrangeiros precisam receber esse olhar do Poder Público. “São cidadãos de direitos também, não devemos esquecer que elas também contribuem com impostos e ajudam a economia local circular, portanto é dever da Prefeitura fazer o possível para a construção de um canal entre o ente público e os estrangeiros”, finalizou ele ao dizer que o CMI vai a este encontro.
FOTO: SITE PREFEITURA MUNICIPAL DE DOIS VIZINHOS