Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
Um importante e delicado tema ganhou destaque na Câmara Municipal de Vereadores de Dois Vizinhos, durante a Sessão Ordinária de ontem, 17 (maio).
O prefeito Municipal Carinhos Turatto, a primeira dama e Secretária da Assistência Social, Cátia Bonin; o presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, Bruno Lima; Thiago D'Ambros, Servidor Público e Psicólogo do Creas, Jose Clair Colares, do Conselho Tutelar e a Promotora de Justiça Dra. Vanessa Pinto Maia de Medeiros, representante do Ministério Público, prestigiaram a Sessão.
Em sua fala Bruno Lima, presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), convocou toda a sociedade para estar atenda a todos os casos que seja de possível abuso. E disse que o CMDCA, juntamente com a Secretaria de Assistência Social e Cidadania, está a frente da programação alusiva ao 18 de Maio.
Thiago D'Ambros, Servidor Público e Psicólogo do Creas, falou da programação especial para essa semana, que chama atenção dos duovizinhenses para a questão do abuso sexual. Disse que nesses quatro meses de 2021, chegaram até o Creas 44 casos de abusos contra crianças e adolescentes. Ele convidou a comunidade a denunciar. Quem não denuncia também violenta, disse o psicólogo. Qualquer pessoa pode denunciar através do disque 100. Ligações podem ser feitas de telefone fixo ou celular.
Dra. Vanessa ressaltou a importância do dia 18 de Maio. Lembrou que muitas vezes a violência, o abuso, vem de quem os deveria proteger. Falou da importância da sociedade civil e dos poderes públicos no enfrentamento dessa temática e estar atento aos sinais. “É um momento de reflexão para todos que atuam nessa causa”, disse a promotora. “Para que as crianças e adolescentes sejam realmente protegidos, como prioridade absoluta, uma garantia de extrema importância para a concretização dos direitos”. Dra. Vanessa também lembrou que no contexto do abuso ou exploração inclui as redes de prostituição, pornografia, turismo sexual, redes de tráfego, consegue-se vislumbrar o quanto os jovem estão ameaçados e em situação risco. Uma situação de violência sexual deixa marcas indeléveis na alma de qualquer criança e adolescente. Isso gera traumas e efeitos negativos para o resto de sua vida. “Todos nós temos o dever de denunciar e pedir a fiscalização dos poderes constituídos. Se tivemos desconfiança temos que acionar as autoridades competentes para que esse mal não se alastre”, finalizo a promotora.
A PROGRAMAÇÃO DE HOJE
Hoje, o CMDCA juntamente com o poder Judiciário e o Ministério Público, participaram do Programa Sete e Meia, da Rádio Educadora e realizarão uma mobilização junto a rede de proteção e finalizarão o dia com uma Live às 19h00, com o Ministério Público e CREAS (https://abre.ai/creasdv).
Amanhã, quarta-feira, 19, a partir das 16h15, juntamente com a Fanfarra da Guarda Mirim, acontecerão várias manifestações em determinados pontos da cidade, lembrando e enfatizando a data, iniciando na Praça Ary Müller (em frente a paróquia Santo Antônio), seguindo pela Praça da Amizade (centro Norte), Praça Gregório Nicaretta (em frente a Imaculada Conceição), finalizando em frente ao Paço Municipal (Prefeitura Municipal).
18 de Maio marca a luta de crianças e adolescentes contra a violência e o abuso sexual. É uma data que mobiliza, sensibiliza, informa e convoca a sociedade a participar.