Programa de Intercâmbio Internacional Ganhando o Mundo

09 de março de 2021    223 views

O Programa foi criado pelo governador Ratinho Junior juntamente com o secretário de Educação Renato Feder, segundo chefe do NRE Nilson Silvestro "dois gestores futuristas com amplo interesse no desenvolvimento tecnológico como meio de melhorar a qualidade na Educação do Estado".

Os 7 alunos que se destacaram entre os 6035 inscritos no Programa em todo Paraná, juntamente com seus diretores de escola e pais, estiveram no NRE a convite do chefe Nilson Silvestro para receber uma Menção Honrosa. Na segunda etapa foram selecionados 100 (cem) alunos sendo que no NRE de Dois Vizinhos duas alunas foram classificadas e irão para a Nova Zelândia: Luísa Helena Fiori Zarth de Dois Vizinhos e Rayane Merlini de São Jorge D’Oeste.
Na Primeira fase foram 7 (sete) classificados:
Luísa Helena Fiori Zarth – Dois Vizinhos
Rayane Merlini – SãoJorge D’Oeste
Mariana Pickler Bonetti – Nova Esperança do Sudoeste
Eduardo Roger Cecatto – Boa Esperança do Iguaçu
Flavia Roberta Bau Balsanello – Salto do Lontra
Renan Vitor Dominges – Nova Prata do Iguaçu
Sara Cristina Alves Moreira – Cruzeiro do Iguaçu

O Programa de Intercâmbio Internacional Ganhando o Mundo foi criado pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed-PR) para ofertar a estudantes do Ensino Médio da Rede Pública Estadual de Ensino do Paraná formação acadêmica em instituições de ensino estrangeiras, que ofereçam curso equivalente ao Ensino Médio no Brasil.

O intercâmbio internacional terá a duração de um semestre letivo do país de destino. O estudante que fizer o intercâmbio receberá uma ajuda de custo mensal (bolsa intercâmbio) de 06 (seis) parcelas iguais, no valor de R$ 800,00 (oitocentos reais) – sendo que a primeira parcela (bolsa instalação) será destinada para cobrir despesas iniciais e as demais 05 (cinco) bolsas serão repassadas no decorrer do Programa. Os participantes farão jus a um seguro de viagem e saúde durante o período em que estiverem residindo no país de destino do intercâmbio. A acomodação do intercambista será em casa de família ou residências estudantis no país de destino.  As despesas advindas com transporte, alimentação, hospedagem, emissão de passaportes e vistos, passagens aéreas e terrestres, exames médicos, vacinas, seguro viagem e saúde, taxa de matrícula, mensalidade da escola no exterior, material didático, uniforme, tradução juramentada da documentação escolar, emissão de cartão de débito internacional, bolsa-intercâmbio, curso preparatório de língua estrangeira, reuniões de orientação agendadas pela Coordenação do Programa serão custeadas pela SEED.

A seleção foi entre os estudantes matriculados no 9.º ano do Ensino Fundamental da Rede Pública Estadual de Ensino do Paraná, no ano de 2020. Os objetivos são possibilitar a ampliação do repertório cultural e acadêmico, permitir a vivência e experiência na realidade de outros países, consolidar uma rede de jovens líderes que atuarão nas escolas da Rede Pública Estadual de  Ensino do Paraná, potencializar o desenvolvimento da autonomia, bem como aperfeiçoar o idioma da Língua Inglesa. Foram dispostas 100 vagas de Intercâmbio (para Nova Zelândia país falante da língua inglesa) para estudantes regularmente matriculados no ano de 2021, na 1.ª série do Ensino Médio na Rede Pública.
Os estudantes foram classificados obedecendo ao seguinte critério: I - Serão somadas as médias anuais de todos os Componentes Curriculares (disciplina escolar) da Base Nacional Comum Curricular, cursados no 9.º ano do Ensino Fundamental, no ano letivo de 2020, constatada no Sistema Estadual de Registro Escolar –SERE. A pontuação final do estudante será a soma de todas as médias anuais obtidas nos Componentes Curriculares (disciplina escolar) da Base Nacional Comum Curricular cursados no 9.º ano do Ensino Fundamental, no ano letivo de 2020.

 

 Luísa Helena Fiori Zarth e Rayane Merlini - São Jorge, com o professor Nilson

 

Fonte: Núcleo de Educação de Dois Vizinhos
 
 
 

Dois Vizinhos - PR

Desenvolvido por Grupo Mar Virtual