32 hospitais do Paraná buscam doações para tratamento de pacientes com covid-19

24 de julho de 2020    299 views

O número de pessoas contaminadas pelo novo coronavírus teve crescimento no Paraná nas últimas semanas, já totaliza quase 57 mil casos e um total de 1.396 óbitos. Segundo o último boletim divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado (21/07), nos 11 hospitais da região de Curitiba com vagas de UTIs exclusivas para pacientes em idade adulta com coronavírus, a taxa de ocupação era de 71%.

Como forma de ajudar, um grupo de organizações públicas e privadas se uniu para arrecadar fundos para o combate ao coronavírus. As arrecadações compõem dois fundos com objetivos diferentes: um de apoio às demandas emergenciais na área da saúde, que já beneficiou três hospitais e precisa atender a mais 32 de 19 municípios do Estado. Outro fundo gerado a partir da iniciativa vai apoiar ações de mais de 122 ONGs cadastradas no primeiro edital, com 54 cidades representadas de todas as regiões.

Até o momento, as doações somam cerca de R$ 5,96 milhões em dinheiro e materiais hospitalares, e 20 instituições foram beneficiadas. Apesar do resultado, o grupo que conduz a iniciativa reforça que as demandas continuam crescendo. “Com a curva de casos em crescimento no Estado, as necessidades continuam aumentando e muito ainda precisa ser feito. Para isso, as instituições e o setor da saúde necessitam de mais auxílio neste momento. Quanto mais pessoas e empresas se juntarem à causa, mais rápido sairemos dessa e maior será o benefício para toda a sociedade”, afirma a promotora de justiça do Ministério Público do Paraná, Karina Anastácio Faria de Moura Cordeiro.

Intuições e hospitais filantrópicos sobrevivem com dinheiro de captação de recursos, e sem a previsão de um retorno para eventos e ações e o crescimento dos casos, o déficit é ainda maior. “Os hospitais filantrópicos prestam um serviço essencial para a população e as entidades estão impossibilitadas de realizarem ações de arrecadação, como eventos, bazares e jantares, por exemplo, esse auxílio certamente ajuda nesse momento tão difícil”, afirma a voluntária da ação, Rose Susuki.

Arrecadações

As primeiras arrecadações de equipamentos hospitalares já foram destinadas para o Hospital de Clínicas e Hospital do Trabalhador, ambos em Curitiba, e para a Casa de Misericórdia de Jacarezinho. Comunidades de Guaraqueçaba, no litoral paranaense, e diversos asilos do município, também foram beneficiados com doações de cestas básicas, máscaras, itens de higiene e álcool em gel.

Os municípios que têm mais instituições inscritas no edital ‘O Amor Contagia’, desde o início na campanha, em 28 de maio, são Curitiba, Ponta Grossa, Piraquara e Umuarama. Entre as causas, 43% estão relacionadas as crianças, 14% a pessoas com deficiência, 14% também ligadas as pessoas idosas, 10% a atendimento de famílias, 9% dependência química, 3% doenças crônicas e 7% outras instituições.

Como doar

Empresas, pessoas físicas e organizações podem fazer suas contribuições via depósito bancário tanto para o fundo de apoio à área da saúde, quanto para o de iniciativas sociais. As doações são feitas de forma direta e não podem ser abatidas do cálculo do Imposto de Renda. Aqueles que quiserem contribuir de forma anônima podem fazer depósito ou transferência.

Os recursos dos fundos serão administrados por um comitê gestor que fiscaliza a destinação das doações. A prestação de contas para a sociedade é feita em tempo real e com fácil acesso pelo site da Funpar.

Para doar ou saber mais detalhes sobre a campanha acesse  http://www.funpar.ufpr.br/oamorcontagia/

O Amor Contagia

A maior campanha de arrecadação vigente no Estado do Paraná nasceu da união das promotorias de Justiça do Ministério Público do Paraná e Ministério Público do Trabalho que firmaram uma parceria com a UFPR (Universidade Federal do Paraná) e a Funpar (Fundação de Apoio da Universidade Federal do Paraná). Logo em seguida se uniram ao grupo Instituto GRPCOM, Grupo Marista, PUCPR, Instituto Positivo, a comissão do Terceiro Setor da OAB-PR e associações da sociedade civil organizadas com sede no Estado. A expectativa é que mais organizações integrem o grupo e ajudem a fortalecer ainda mais a iniciativa para reforçar a mensagem.

As empresas doadoras da campanha são Copel, Apajufe, Associação do Ministério Público, Amapar, Grupo Laguna, Araupel, Atlas eletrodomésticos, Blue Social, Instituto Positivo e Fit Food e dezenas de pessoas físicas.

Também são apoiadores Instituto Oportunidade Social, Instituto Renault, Facop, JCS Group, Instituto Purunã, Instituto Massa, Instituto Robert Bosch, RSAC, ANPR, Purunã, Mex Brasil, FAS, Rádio Band News, CBN Curitiba, Ouro Verde FM, JCS Group, Posigraf, Colégio Positivo e das agências de comunicação 433, Vivas, Páprica, Página 1 Comunicação e Central Press.

Fonte: PÁGINA 1 COMUNICAÇÃO
 
 
 

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