Circulação de informação falsa envolvendo ação policial e o prefeito de Dois Vizinhos, gera desconforto aos moradores do município

27 de novembro de 2019    266 views

O post que circula pelo aplicativo de whatApp e também compartilhado no facebook com o seguinte dizer “HOMEM NU É PRESO PASSEANDO PELAS RUAS DE DOIS VIZINHOS EM PROTESTO AO ATUAL PREFEITO RAUL IZZOTON” é falso.

Segundo informações do delegado de Dois Vizinhos Joselito Teixeira, é conversa fiada. “Coisa se quem não tem ocupação”, ressaltou o Delegado.

A preocupação da imprensa conceituada a respeito de fatos mentirosos é grande e por isso se faz necessário lembrar que a Lei nº 12.965, de 2014, conhecida como Marco Civil da Internet, estabelece diretrizes, garantias, direitos e deveres para o uso da internet no Brasil. A aprovação da lei viabiliza o amparo judicial para reduzir a propagação desenfreada das fake news. Além disso, os provedores de internet e locais de hospedagem ficam autorizados a remover conteúdos quando comprovado que a matéria publicada seja inverídica ou alterada da realidade dos fatos.

Quem se considerar vítima do conteúdo de uma fake news deve procurar auxílio com um advogado de sua confiança e buscar as medidas judiciais cabíveis para responsabilizar o criador ou divulgador da matéria. Seja na esfera cível, por meio de uma indenização reparatória, ou na esfera criminal, que pode levar a uma condenação quando praticados, por exemplo, os crimes contra a honra (injúria, calúnia e difamação).

Não compartilhe Fake News, mesmo que sejam bem humorados eles geram prejuízo a imagem de alguém.

 
 
 

Dois Vizinhos - PR

Desenvolvido por Grupo Mar Virtual