Projeto da UTFPR quer comprovar qualidade do leite do sudoeste

15 de junho de 2019    257 views

O curso de Engenharia de Alimentos da UTFPR de Francisco Beltrão quer comprovar cientificamente a qualidade do queijo produzido na região sudoeste. Sob coordenação da professora Andrea Badaró, o projeto realiza diversas análises no queijo produzido a partir do leite cru. São testes que procuram comprovar as características de identidade e qualidade do produto. Caso a iniciativa comprove que o queijo do sudoeste possui segurança alimentar, é possível que os produtores consigam adequar-se à legislação comercializar para o Brasil inteiro.

Mas para desenvolver uma das análises, a instituição precisa de um aparelho denominado de Analisador de Atividade de Água. O aparelho custa mais de 80 mil reais e a universidade não dispõe de recursos para esse investimento. Por isso, a professora Andrea, a secretária de Agricultura Maria Lucia Matarezi e a chefe da Seab de Beltrão, Denise Adanchuk, participaram de reunião com o deputado Reichembach para falar a respeito do projeto e solicitar apoio para aquisição do aparelho. De acordo com a professora Andrea, o analisador seria importante para várias atividades desenvolvidas pela universidade.

A secretária de Agricultura destaca que o projeto é importante porque vai mostrar que o queijo do sudoeste pode ganhar mercados consumidores de outros estados.

O deputado Reichembach afirma que a comercialização do queijo colonial feito a partir do queijo cru é normatizada por lei no Paraná. Mas para isso, o agricultor precisa seguir algumas exigências..

Fonte: Assessoria de Imprensa
 
 
 

Dois Vizinhos - PR

Desenvolvido por Grupo Mar Virtual