Município vai reestruturar o Parque Ecológico Jirau Alto
A Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, em parceria com a UTFPR – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Dois Vizinhos, estão elaborando um plano de manejo para a reestruturação do Parque Ecológico Jirau Alto.
O plano vai apontar as melhorias que precisam ser feitas dentro do Parque. Os investimentos são com recursos próprios e a previsão é que os serviços sejam iniciados tão logo os estudos estejam concluídos.
Segundo o Secretário da Agricultura, Mauri Ferreira, pós as melhorias, o espaço poderá ser novamente usado pela população para fazer caminhadas nas trilhas. Atualmente o local tem sofrido com a ação de vândalos e de pessoas que depositam ali todo o tipo de lixo, para que as águas do Rio levem embora. Várias ações de limpeza foram realizadas por acadêmicos da UTFPR que além da coleta do lixo, registraram os danos provocados ao meio ambiente.
Depois de reestruturado, o local vai favorecer as caminhadas durante o verão, principalmente. Para muitos, as árvores vão estimular ainda mais a redescoberta do prazer da atividade física.
Como bônus, o praticante poderá observar os pássaros que vivem nas árvores. E, se der sorte, pode encontrar um que esteja a fim de animar o dia com seu canto.
O local também pode receber plataformas montadas na copa das árvores para a prática de arvorismo aos adeptos.
Com o espaço devidamente cuidado, o município poderá aumentar o coeficiente do ICMS-Ecológico, por possuir áreas de preservação permanente, e proporcionar qualidade de vida a população.