Hospital Pró-Vida de Dois Vizinhos é certificado como Entidade Beneficente de Assistência Social

11 de dezembro de 2018    275 views

 Uma conquista importante para o setor de saúde de Dois Vizinhos. No dia 10 de dezembro de 2018 foi publicada no Diário Oficial da União a portaria  nº 1.880, com o deferimento do CEBAS (Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social) ao Instituto de Saúde de Dois Vizinhos, administrador do Hospital Pró-Vida.

Conquistar o certificado é o resultado vitorioso de uma luta do Prefeito Raul Isotton e seu vice, Dr. Dib, já que até 2013 os pedidos de certificação não haviam sido atendidos. Uma mobilização entre o Conselho Administrativo do Hospital, Conselho Municipal de Saúde, Secretaria de Saúde (ex-secretário Claudiovane Correa e o atual, Edson Spiassi), entre outras organizações e lideranças, encontrou forças na Deputada Federal Leandre Dal Ponte, que nos últimos meses colocou sua assessoria à disposição e orientou novos encaminhamentos necessários junto ao Ministério da Saúde.

Um dos pré-requisitos para o hospital receber o certificado era que o Presidente do Conselho Administrativo do Pró-Vida deixasse de ser uma indicação feita pelo Prefeito, como estabelecido na lei 1211/2005, que criou o Instituto de Saúde de Dois Vizinhos.

No mês de junho de 2017 o Prefeito Raul Isotton encaminhou à Câmara de Vereadores o projeto de lei 041/2017, determinando que a diretoria executiva do instituto passasse a ser indicada pelo seu Conselho Administrativo.  O projeto, mesmo recebendo votação contrária de alguns Vereadores, acabou sendo aprovado pela maioria, garantindo a mudança necessária.

“Quem votou contra insinuou que a Administração Municipal queria se esquivar das responsabilidades do Hospital, o que não é verdade. Nosso objetivo claro era essa conquista que é uma grande vitória, onde queremos agradecer a todos os envolvidos, desde o nosso vice - Dr. Dib, até ao Presidente do Instituto – o  Marcos Vivan - e todos os demais conselheiros do ISSDV, e também ao Conselho Municipal de Saúde, ao Secretário de Saúde -  Edson Spiassi e sua equipe, ao setor contábil do Pró-Vida, através do Contador Lauri Helfeinstein, os setores administrativos e jurídicos da Prefeitura e do Hospital, aos Vereadores que votaram de forma favorável, enfim a todos que contribuíram de uma forma ou de outra. E um agradecimento muito especial à Deputado Leandre Dal Ponte. A participação dela foi decisiva para a conquista do CEBAS. Em nome da população, nosso muito obrigado à Deputada Leandre”, enfatizou Isotton.

O que muda com o CEBAS

São duas mudanças importantes:

 Com a certificação, o Hospital Pró-Vida passa a contar com isenção total de impostos federais, impactando, sobretudo, na contribuição do INSS patronal, garantindo uma economia anual entre 500 e 600 mil reais. Tal avanço contribui para a viabilização do equilíbrio financeiro da entidade, num momento onde as principais instituições hospitalares do Sudoeste passam por uma grave crise financeira.

A segunda mudança importante, é que agora o Pró-Vida pode receber recursos diretos do Governo Federal, bem como emendas parlamentares, garantindo a possibilidade de investimentos significativos na estrutura física, recursos humanos e de equipamentos.

Tais avanços representam viabilidades maiores para garantir ao Hospital evolução cada vez maior na qualidade do atendimento e do cuidado à vida dos duovizinhenses. 

Fonte: Assessoria de Imprensa
 
 
 

Dois Vizinhos - PR

Desenvolvido por Grupo Mar Virtual