Sociedade se une pensando em alternativas para tornar o Pró-Vida sustentável

27 de setembro de 2018    209 views

No sábado, 15, se reuniram no Hotel Lago Dourado, empresários duovizinhenses, integrantes do Conselho Administrativo do Hospital Pró-Vida e Instituto de Saúde Dois Vizinhos (ISDV), profissionais do hospital, o prefeito Raul Isotton (MDB), vereadores, representantes de entidades de classe, profissionais liberais e membros da sociedade para discutir a situação da casa de saúde, que é mantida pelo ISDV, sendo uma entidade privada, sem fins lucrativos que tem a gestão é composta por um conselho que, atualmente, é presidido pelo empresário Marcos Vivan.

O evento serviu para pensar um planejamento estratégico visando melhor sustentabilidade ao hospital, que passa por dificuldades financeiras. Já foi iniciado um mapeamento completo da unidade hospitalar e suas condições técnicas, humanas e financeiras, bem como um plano de articulações para elevar o Pró-Vida a um novo patamar. O objetivo principal, é pensarmos na sustentabilidade e fortalecimento do hospital.

O consultor Marcelo Dalle Teze e o psicólogo e especialista em gestão hospitalar Valmir Dallacosta, de Pato Branco, participaram voluntariamente da reunião e intermediaram os esforços. “O Pró-vida está precisando de ajuda. Ele é mantido por uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip), num hospital que é essencial para Dois Vizinhos e está em dificuldades financeiras, precisando de ajuda da comunidade. Eu sou de fora, acompanhei os números, mas vejo que está na hora da comunidade abraçar essa causa que é muito importante e tem muito a ver com a vida de cada um. Hoje, do mais rico ao mais pobre, ter um hospital com UTI, com estrutura avançada, pode ser a diferença entre ter por perto, por mais tempo, as pessoas que amam. Para chegarmos ao hospital dos sonhos, temos que passar algumas etapas e isso depende de todos”, avalia o consultor Marcelo Dalle Teze, em entrevista ao Jornal Tribuna dos Lagos.

A coordenadora do trabalho, Laurete Beal, conselheira representante da Associação Empresarial de Dois Vizinhos (Acedv/CDL), destacou que a ação é um comprometimento com uma causa social muito importante. “Há ganhos em todos os sentidos ao assumirmos esta causa. Cooperamos com a melhoria de uma instituição utilizada pelas famílias duovizinhenses, onde todos fazemos parte. Quem um dia não teve ou terá um filho, pai, mãe, cônjuge ou você mesmo internado no Hospital? Ao contribuir com isso, certamente também o retorno às empresas será sentido, pois o desenvolvimento da saúde afeta diretamente no desenvolvimento econômico do município e consequentemente as nossas empresas”, explica.

O psicólogo Valmir Dallacosta palestrou sobre como estão montadas algumas Oscip que trabalham no setor de saúde. “Eu vim trazer uma visão de como andam as questões de saúde, falar sobre esse assunto para o grupo. Eu acredito que Dois Vizinhos não está com o problema, mas está diante de uma oportunidade porque essas dificuldades financeiras fazem com que a sociedade se reunisse. Os clubes de serviço, o prefeito, a direção do hospital, associação empresarial e vários segmentos empenhados que estão buscando essa nova visão, que é uma espécie de parceria público-privada. Esse hospital é privado sem fins lucrativos e o que eu quero dizer com isso? Ele tem que ser viável, sustentável e hoje não existe mais só serviço só particular. O hospital depende do investimento público, dos municípios da microrregião, mas todos querem serviço de qualidade. Para chegarmos ao hospital dos sonhos, temos que passar algumas etapas importantes e temos certeza que a administração municipal, os grupos políticos vão compreender e adotar esse desafio que é da comunidade e beneficia todos os cidadãos”, disse. Uma nova rodada de estudos está marcada para o dia 29 de setembro, também no Hotel Lago Dourado.

 

A seguir o link do vídeo sobre o evento {https://www.youtube.com/watch?v=MyQdXIaqvoA}

 

Fonte: Texto: JdeB
 
 
 

Dois Vizinhos - PR

Desenvolvido por Grupo Mar Virtual