28 de março de 2012 444 views
A completar 25 anos de implantação no município de Dois Vizinhos, o PIA (Programa de Inseminação Artificial) é motivo de orgulho para a equipe de profissionais do Departamento de Agropecuária da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, responsáveis pelo atendimento aos produtores cadastrados no programa.
De acordo com o médico veterinário da prefeitura, Edison Pin, responsável pelo PIA, existem hoje no município cerca de 2.100 produtores de leite, e destes, 1.500 estão cadastrados no programa. Edison destaca que o PIA é totalmente subsidiado pela prefeitura, que dispõe de três estruturas – com veículo, inseminador, material e equipamentos – percorrendo as propriedades e atendendo, gratuitamente, aos produtores. A qualidade do melhoramento genético do rebanho é garantida com a utilização de sêmen de altíssima qualidade, adquirido de empresas registradas no MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), ASBIA (Associação Brasileira de Inseminação Artificial) e INTERBULL (Sistema Internacional de Registro de Touros).
O sucesso experimentado pelos produtores de leite de Dois Vizinhos – que serve de referência para outros municípios da região – em muito se deve a um trabalho de orientação desenvolvido pelos técnicos da secretaria municipal de Agricultura através de reuniões e encontros promovidos para discutir a atividade e, principalmente, compartilhar as experiências bem-sucedidas e mostrar os problemas enfrentados no dia a dia da bovinocultura de leite e como estes são superados. Além disso, programas-satélite – como Balde Cheio e Mais Leite – potencializam os resultados do PIA, fazendo com que a satisfação dos produtores seja ainda maior.
Produtores como José Dias (Colônia Nova) e Hélio Mezzalira (linha Benetti) são hoje considerados modelo, devido aos cuidados adotados na condução da atividade e à boa produtividade alcançada. O técnico Alberto Coan, inseminador do programa, explica que um dos fatores determinantes para o sucesso da inseminação é a observação, por parte do produtor, do momento exato de chamar o profissional para fazer o procedimento. Por sua vez, Edison Pin destaca que as práticas adotadas por esses produtores no tocante ao manejo de seus rebanhos são a razão do sucesso observado em suas propriedades. “Para que a inseminação artificial dê certo, alguns pontos são fundamentais. O manejo nutricional e sanitário são indispensáveis. Sem ter a nutrição, a alimentação e a sanidade em dia, a parte reprodutiva dos animais não vai funcionar bem”, orienta o veterinário aos demais produtores, lembrando que os recursos públicos que subsidiam o PIA precisam ser revertidos na forma de qualidade de vida para a população.
O Programa de Inseminação Artificial foi criado em 1988, através de um convênio firmado entre o município de Dois Vizinhos e a Secretaria de Agricultura do Paraná, durante a administração do prefeito José Ramuski Jr., pai do atual prefeito Zezinho Ramuski.
Legenda: Os produtores cadastrados no PIA mostram com orgulho os animais oriundos do programa.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Dois Vizinhos