21 de junho de 2013 273 views
Eventos seguem até esta quarta-feira, dia 19, com o objetivo de fortalecer empresas e cultura empreendedora
Com o foco no desenvolvimento e fortalecimento de micro e pequenas empresas, o município de Capanema, no sudoeste do Paraná, iniciou nesta segunda-feira, dia 17, mais uma edição da Semana Empresarial. Realizada pela Associação Comercial e Empresarial de Capanema (ACEC), com apoio do Sebrae/PR, Prefeitura Municipal e o Comitê Gestor do Programa Cidade Empreendedora, o evento seguirá até está quarta-feira, dia 19, com palestras e lançamentos de projetos de apoio aos pequenos negócios.
A programação iniciou com arte. O Grupo Espaço Sou arte instruiu e divertiu empresários, colaboradores e familiares com a palestra “Minha empresa é um espetáculo”. Com teatro, malabarismos, pirofagia, dança e números de equilibrismo, o grupo fez uma analogia entre um espetáculo e uma empresa.
Ainda na noite da última segunda-feira, a Semana Empresarial teve na sua programação o lançamento do Programa Cidade Empreendedora e de um projeto em parceria com o Sicredi local, que prevê orientação empresarial para clientes da cooperativa.
O Cidade Empreendedora tem o objetivo de promover o desenvolvimento municipal, com base no empreendedorismo de micro e pequenas empresas. O objetivo do Programa é institucionalizar o Estatuto Nacional da Microempresa e Empresa de Pequeno Porte, chamado de Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, criando assim um ambiente legal e favorável aos pequenos negócios e ao desenvolvimento.
O consultor do Sebrae/PR, Ivonei Loregian, conta que a programação é uma oportunidade para quem deseja abrir uma empresa, quem está começando um negócio e também para quem já tem um empreendimento receber orientações empresariais, atendimentos e consultorias gratuitas. "O Sebrae e parceiros organizaram a Semana Empresarial para atender empresários e aumentar a competitividade das micro e pequenas empresas de Capanema, o que contribui para o um ambiente de desenvolvimento para todo Município”, comenta.
Para o presidente da ACEC, que conta com 225 associados, Cristiano Copini, o evento vem para auxiliar os empreendedores e, neste ano, conta com inovações consideradas estratégicas pela associação.
“Nosso trabalho tem como foco o empresário e, atendendo a demanda do setor, fizemos a programação com temas pertinentes ao dia a dia das empresas. Neste ano, ainda agregamos o lançamento de dois programas importantes para o município que foram o Cidade Empreendedora e a nossa parceria com o Sicredi”, pondera.
O secretário de Indústria e Comércio de Capanema, Edenir Zandomenico Junior, acredita que a união das entidades com a Prefeitura, somada à participação do empresariado no evento, são diferencias para o Município.
“A Semana é importante para informar e capacitar nossas empresas. E, sabemos que empresas fortes não fecham, pelo contrário, crescem e geram empregos para a cidade”, aponta.
O cronograma da Semana Empresarial prossegue nesta terça-feira, dia 18, com um Seminário de Análise de Crédito e Cobrança, às 19h30, na Casa da Cultura, com Emerson Edival Rampazzo. Nesta quarta-feira, dia 20, os temas serão capital de giro nas empresas, microempreendedor e as oportunidades de negócios. Os assuntos serão abordados pelos especialistas nas áreas Cebaldo Waclawosky e Eberson Tibes, respectivamente.
Fonte: Ass. Imprensa – SEBRAE/PR