22 de junho de 2017    253 views

Café Acefb discutiu empreendedorismo e projeto Empresário Sombra

 

Da assessoria/Acefb – A sala de reuniões da Associação Empresarial de Francisco Beltrão (Acefb) ficou lotada de empresários, lideranças do Município e estudantes, no Café Acefb desta terça-feira, 20 de junho, na entidade empresarial. O empresário Marcos Schenatto, da Pavimenti Blocos e Pavers, e vice-presidente para Assuntos da Indústria da Acefb, apresentou o tema “Empreendedorismo”. Entre suas frases, Marcos destacou que "Inovação está junto com o empreendedorismo", "Onde quero estar com minha empresa daqui, 20, 30 anos?" e "Pra fazer a diferença tem que oferecer algo de impacto". Para ele, um dos momentos em que o Brasil se apresentou para o desenvolvimento foi quando abriu o mercado para a entrada de novas marcas de veículos, há mais de 20 anos. “Até então o País tinha apenas quatro marcas”.

 

É preciso ter cautela

Iniciar um novo negócio ou projeto requer pesquisa e planejamento. Além disso, os candidatos a empreendedores devem focar não apenas em ser mais um no mercado. Marcos enfatiza que o “segundo lugar” não vale. “É preciso sempre ter perseverança, paciência e persistência em qualquer ramo de atividade. O lucro mesmo vem após os três anos de empresa. É aí que ele deve ter cautela, se começar a ir bem com um ou dois anos não significa que já deve trocar o paliozinho [automóvel] por uma caminhonete. Senão o negócio não dura dois anos”, orienta o empresário.

 

Ele comentou ainda que no passado existiam bem menos recursos para pesquisa. “A gente tinha que ir na livraria, comprar um livro. Hoje a internet tem tudo que a gente necessita”, diz Marcos. O ex-presidente dos Estados Unidos, Abraham Lincoln, o cineasta Walter Disney e o magnata William Henry Gates, mais conhecido como Bill Gates, foram exemplos de sucesso no empreendedorismo citados por Marcos.

 

Empresário Sombra

A empresária Fabiana Maciel, coordenadora do Núcleo Multisetorial das Empresas Novas (Enova) da Acefb, explicou sobre o projeto “Empresário Sombra por um dia”. Fabiana apresentou cada um dos 15 alunos do Ensino Médio do Colégio Sesi que participam do projeto. Após a reunião, foi feita a foto oficial dos estudantes com seus respectivos tutores no parque de exposições. A foto está no facebook “Acefb Francisco Beltrão”. Feito isso, os estudantes e seus padrinhos seguiram para as empresas para conhecer a rotina de trabalho dos empresários. "Vou mostrar o funcionamento da empresa e depois tem um caminhão de areia pra gente descarregar", sorriu o arquiteto Edimar Nava, da Progetto Arquitetura, para o seu afilhado.

 

O Empresário Sombra oportuniza os estudantes do Ensino Médio a seguirem os passos dos empresários em suas jornadas de trabalho durante um dia inteiro, desde a leitura de revistas, jornais, acompanhamento de noticiário na TV e no rádio, participação em reuniões de negócios, visitas a clientes, e demais atividades do profissional. Desta forma, os estudantes conhecem mais sobre a profissão em que pretendem prestar vestibular e se realmente é aquela área desejada para se tornar um profissional.

Fonte: Assessoria
 
 
 

Dois Vizinhos - PR

Desenvolvido por Grupo Mar Virtual