31 de março de 2016    243 views

DOIS VIZINHOS É DESTAQUE NA INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA ATRAVÉS DA AGÊNCIA DO TRABALHADOR

 

No ano passado oito profissionais portadores de deficiência foram contratados por empresas de Dois Vizinhos e no primeiro semestre de 2016 já foram admitidos mais cinco candidatos que estavam à espera de oportunidades. O excelente resultado é reflexo de um forte trabalho de conscientização e incentivo realizado pelo município através da Agência do Trabalhador junto às empresas e aos portadores: o Projeto “Inclusão é o privilégio de conviver com as diferenças”.

A ação que trouxe grande visibilidade regional aoprojetofoi uma palestraorganizada pela Agência do Trabalhador em setembro de 2015, ministrada pelo comunicador Cleiton Basso, e que contou com o apoio de diversas entidades e empresas.O objetivo foi destacar que as políticas atuais preconizam cada vez mais a participação da esfera pública no trabalho de inclusão e que, ao incluir, o empresário proporciona não apenas a execução dos direitos previstos em lei, mas também um motivo para que estas pessoas lutem e amenizem as dificuldades que enfrentam diariamente por suas limitações.

De acordo com a gerente da Agência do Trabalhador de Dois Vizinhos, Adriana Azevedo, incluir o portador de deficiência na empresa vai muito além da simples oferta de vagas. “Compreender que o profissional com deficiências é um ser humano com particularidades e potencialidades é um passo importante na hora de pensar nas oportunidades que serão oferecidas. Assim, embora seja importante compreender quais são as limitações e questões relacionadas à deficiência, é fundamental conversar com o novo empregado para definir de que maneiras ele poderá contribuir para a empresa de acordo com suas características pessoais”, explicou a gerente.

Para o Prefeito Raul Isotton o município foi privilegiado por este projeto, pois muitas pessoas e empresas conseguiram assimilar a importância da inclusão. “O mercado de trabalho é hoje uma das mais importantes portas de entrada para a inclusão e autonomia da pessoa com deficiência e Dois Vizinhos está comprovando isso”,elogiou.

 

 

AMPLIAÇÃO DO PROJETO: O PAPEL DA FAMÍLIA NO PROCESSO DE INCLUSÃO

 

Tendo em vista que a inclusão não envolve apenas a pessoa e a empresa, neste ano o projeto da Agência do Trabalhador vai ampliar as ações e desenvolver trabalhos de conscientizaçãojunto aos familiares dos portadores de deficiência, envolvendo escola e sociedade na defesa da inclusão efetiva.

Novas palestras e ações devem conscientizar quanto ao excesso de preocupação por parte de familiares e amigos o que pode tornar o processo de inclusão uma tarefa difícil para estas pessoas, principalmente pela forma com que elas são tratadas e pelas baixas expectativas em relação à sua função na sociedade. 

Como aponta a gerente Adriana, as pessoas que não estão empregadas tendem a ter menos autoestima. Isso acontece porque o ambiente de trabalho ajuda os indivíduos a ganhar responsabilidades e desenvolver relacionamentos com grupos diversos. Além de favorecer o desenvolvimento de habilidades cognitivas, mecânicas e de adaptação a diferentes situações, inclusive na vida pessoal.  “Reconhecer-se como parte do mundo do trabalho fortalece o sentido de cidadania de jovens e adultos. No caso de pessoas com deficiências, muitas vezes as próprias famílias se surpreendem com mudanças de atitude, uma vez que elas se sentem mais independentes e capazes de realizar seus desejos”, explicou.

Para que se possa construir uma sociedade inclusiva é preciso antes de qualquer coisa, de toda uma mudança no pensamento das pessoas e na estrutura da sociedade, é o que ressalta o Prefeito Raul Isotton. “O que irá realmente nortear e desencadear essas mudanças é num primeiro momento a real aceitação das pessoas com necessidades especiais, essa aceitação deve começar pela própria família”, disse.

 

Fonte: Assessoria
 
 
 

Dois Vizinhos - PR

Desenvolvido por Grupo Mar Virtual