A primeira arma de fogo foi apreendida na madrugada de sábado(03/12) por volta das 03h30min, onde ao verificar denúncia de que alguns indivíduos de posse de uma arma de fogo estavam no bairro Esperança visando atentar contra a vida de alguns desafetos, os policiais militares abordaram um veículo VW/Gol de cor prata, placa ALP-1795, o qual era conduzido por um advogado do município e por um adolescente de 16 anos morador do mesmo bairro.
Em revista veicular foi localizada debaixo do banco do motorista uma arma de fogo do tipo pistola de marca Taurus, calibre 7.65 com numeração suprimida, com um carregador sem munição.
No momento em que a arma foi encontrada, tanto condutor como passageiro apresentavam visível estado de embriaguez e com indícios de uso de entorpecentes, relatando ainda o adolescente que estava ingerindo bebida alcoólica oferecida pelo adulto caracterizando assim mais um crime.
O condutor do veículo recusou-se em fazer o teste do bafômetro, sendo então confeccionado também o auto de constatação de embriagues ao volante.
Durante o deslocamento dos detidos até a Delegacia, o advogado passou a gritar e chutar a viatura, batendo ainda por diversas vezes sua cabeça contra a proteção do camburão, danificando a lateral da tampa traseira e o vidro vigia do lado direito da viatura policial, caracterizando assim dano ao patrimônio público.
A segunda arma de fogo foi apreendida em uma residência no bairro Sagrada Família, por volta das 22h do mesmo dia, após denúncia de ameaça, no interior da residência de um adolescente de 17 anos, foram apreendidos um cartucho deflagrado de munição calibre .22, um carregador de espingarda também calibre .22 e uma arma de fogo fabricada artesanalmente , preparada para receber munição calibre .38, porém estava desmuniciada e ainda um projeto de fabricação artesanal de uma arma calibre .12 desenhado manualmente em uma folha de caderno.
Diante dos fatos todos os envolvidos foram encaminhados para a 60ª DRP de Dois Vizinhos.